15/04/2021 11:02 - EM
Futebol | Clube
Em 1916, Fluminense conquista primeira edição do Torneio Início
Gols de Welfare garantiram título do Time de Guerreiros em competição realizada no campo da Rua Guanabara



Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

 

 

A fim de arrecadar recursos para ajudar instituições de caridade, a Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro sugeriu, em 1916, a criação do Torneio Início. Ou, em latim, "Torneio Initium".


Na época, o idioma oficial das missas católicas era ensinado nas escolas e considerado sinônimo de sofisticação.


O campeonato "inaugurava" a temporada, ao reunir clubes cariocas para a disputa de jogos em um único dia. Os duelos eram eliminatórios e tinham duração de 20 minutos, divididos em dois tempos.



O campo da Rua Guanabara, principal praça de esportes da cidade no período, recebeu o evento. Em 16 de abril de 1916, o Fluminense superou São Cristóvão e America para conquistar o primeiro de seus oito títulos do Torneio Início.


Em ambos os confrontos, o Time de Guerreiros venceu por 1 a 0, com gol do centroavante inglês Welfare. Também jogaram o torneio Andarahy, Bangu, Botafogo e Flamengo.


Além da conquista, o ano marcou o início da longa passagem de Arnaldo Guinle pela presidência do Tricolor, de 1916 a 1931 e, depois, de 1941 a 1943.



O dirigente liderou, por exemplo, a construção do Estádio de Laranjeiras e do Salão Nobre, que leva seu nome. A importância na ascensão do clube como referência esportiva mundial rendeu a Guinle, em 1920, o título de patrono.


Em 1917, o Flu, no embalo de uma de suas melhores equipes na era do amadorismo, deu início à campanha do tricampeonato carioca (1917/18/19).


O elenco da época era formado pela base campeã no ano anterior, com seu "Trio de Ouro", da Seleção Brasileira, composto por Marcos Carneiro de Mendonça, Chico Netto e Vidal.

 

Texto: Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original