07/08/2021 10:01 - EM
Futebol
É ouro! Nino se torna o primeiro jogador do Fluminense campeão olímpico no futebol
Zagueiro foi titular do Brasil em todos os 6 jogos da seleção nos Jogos de Tóquio


Foi de um atleta do Fluminense a primeira medalha olímpica brasileira. De lá pra cá, o clube reforçou sua tradição nas mais diversas modalidades. Mas restava ainda um ouro no futebol. Não falta mais. Na manhã deste sábado (noite no Japão), o zagueiro Nino tornou-se o primeiro jogador tricolor ao subir ao lugar mais alto do pódio de uma edição dos Jogos Olímpicos após o Brasil derrotar a Espanha na prorrogação da grande decisão no Estádio de Yokohama por 2 a 1. Matheus Cunha e Malcom marcaram os gols da seleção.

Assim que a bola rolou, Nino entrou para a história olímpica tricolor, ao se tornar o primeiro jogador de futebol do clube a disputar uma final, garantindo ao menos a medalha de prata. Antes dele, Thiago Silva e Thiago Neves haviam se tornado os primeiros representantes do Flu a subirem no pódio, com o bronze dos Jogos de Pequim, em 2008. Na véspera da decisão, Nino falou sobre o que isso representa.



“Isso representa muito para mim. Eu devo muito ao Fluminense o fato de estar aqui. Tenho certeza que eu represento o clube em todos os momentos. Fico muito feliz com o carinho que tenho recebido da torcida, de todos que torcem e acompanham cada passo que eu dou aqui no Japão. Fico muito feliz de ter entrado para a história do clube, podendo representar a seleção aqui”, declarou o jogador.

Nino foi titular da zaga brasileira em todos os seis jogos da equipe nas Olimpíadas. O Brasil terminou a fase de classificação na liderança do Grupo D, com duas vitórias e um empate. Nas quartas de final, avançou ao derrotar o Egito por 1 a 0. Depois, garantiu um lugar no pódio ao carimbar o passaporte para a final olímpica eliminando o México na disputa por pênaltis. Na final deste sábado, vitória por 2 a 1 na prorrogação.

Pioneirismo

No dia 2 de agosto de 1920, Afrânio da Costa ficou em segundo lugar na prova de pistola livre 50 metros e ganhou a prata nos Jogos Olímpicos da Antuérpia, Bélgica, edição que marcou a estreia do país na competição. No mesmo dia, o atirador Tricolor ainda faturou o bronze na prova em equipe, ao lado de Sebastião Wolf, Fernando Soledade, Dario Barbosa e Guilherme Paraense. Este último ainda conquistaria o primeiro ouro olímpico brasileiro no dia seguinte, no tiro rápido 25 metros. As medalhas de prata e bronze e as pistolas utilizadas na competição estão expostas na Sala de Troféus do clube, na sede em Laranjeiras.

Fluminense e Afrânio da Costa tiveram papel fundamental na conquista das primeiras medalhas olímpicas do Brasil. Foi no estande de tiro de Laranjeiras, inaugurado em 1919, que a equipe brasileira se preparou para os Jogos da Antuérpia e, já na Bélgica, o atleta acabou salvando a participação do país na modalidade.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Texto: Comunicação/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original