01/06/2017 18:45 - EM
Xerém
Diretor do STK Fluminense Samorin faz balanço da temporada
Marco Manso comemora sucesso do projeto, fala sobre objetivos conquistados e conta o que o torcedor do Fluminense pode esperar para o futuro


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

O diretor esportivo do STK Fluminense Samorin fez um balanço da temporada

A Liga II chegou ao fim e o STK Fluminense Samorin teve um bom desempenho, conseguindo em sua primeira temporada alcançar a quarta colocação da competição. A filial do Tricolor na Europa tem um trabalho planejado, sem imediatismo e que trabalha passoa  passo para conseguir conquistar todos os objetivos deste projeto revolucionário. Para fazer uma análise da temporada 2016-2017, o site oficial  conversou com o diretor esportivo do STK Fluminense Samorin, Marco Manso.

- Temos consciência de que o time fez uma boa campanha. Vencemos a Liga III em 2015-2016, mantivemos a base da equipe e implementamos novos métodos de trabalhos. Durante toda a temporada, a equipe se manteve entre os primeiros colocados, tivemos o artilheiro do campeonato, apresentamos uma forma de jogar atraente, efetiva e organizada - comemorou o diretor esportivo.

O Fluminense começou neste ano um novo modelo de futebol, integrado, planejado e global. O trabalho da base do clube não termina em Xerém. Pensando no desenvolvimento final dos jovens talentos, o Tricolor criou um projeto mais amplo, que visa aperfeiçoar a molecada formada em casa. O STK Fluminense Samorin possibilita uma grande evolução e considerável vantagem competitiva no processo de captação, retenção, desenvolvimento, transição e exposição de atletas.

Confira os principais trechos da entrevista com o diretor esportivo do STK Fluminense Samorin, Marco Manso:

Temporada 2016-2017

"Pelo planejamento traçado no início do projeto, estamos satisfeitos com os resultados alcançados na temporada 2016-2017. Como por exemplo, a metodologia de trabalho implementada, tanto no setor técnico como administrativo, a evolução de jovens atletas brasileiros e eslovacos. Óbvio que no esporte queremos sempre conquistas e vitórias e terminar o campeonato em quarto lugar seis pontos atrás do campeão deixa um gosto de quero mais, por, tão cedo, ter chegado tão perto de uma grande conquista. Porém, temos a consciência que o time fez uma boa campanha, vencemos a III divisão em 2015-2016, mantivemos a base da equipe, implementamos novos métodos de trabalhos, durante toda a temporada a equipe se manteve entre os primeiros colocados, tivemos o artilheiro do campeonato, apresentamos uma forma de jogar atraente, efetiva e organizada".

O STK FLuminense Samorin terminou a Liga II da quarta colocação


Evolução dos Moleques de Xerém

"O desenvolvimento dos meninos tem sido nosso carro chefe. É notável que conquistamos uma das principais razões desse projeto: continuar o desenvolvimento do atleta e da pessoa, que vem da base do Fluminense. Desde o primeiro momento temos tido resultados positivos. A evolução tática, a disciplina dentro e fora de campo, a percepção da vida no geral, o reconhecimento dos valores básicos como família, respeito, educação e responsabilidade têm sido claramente notado nos garotos que participam do projeto. Assim como o aprendizado de outra cultura, de um outro idioma, que faz o menino evoluir como pessoa e como jogador. Também temos como missões alcançadas a preparação final dos atletas ao retornarem para o Fluminense e serem úteis em suas categorias, como por exemplo Rômulo, que hoje é titular no Sub-20, e o Luiz Fernando, que tem ajudado o Abel Braga na primeira equipe. Todo esse sucesso na finalização da formação desses jovens talentos não seria capaz sem o excelente trabalho executado em Xerém. Por isso minha satisfação e gratidão ao esforço e dedicação de todos os profissionais envolvidos nesse projeto".

Os Moleques de Xerém foram os destaques do STK Fluminense Samorin


Capacitação profissional

"Assim como o Thiago Macedo, que hoje é nosso auxiliar técnico, outros profissionais de Xerém, que fizeram parte do projeto, como o Bruno Caetano, Celso Martins, Wesley Edson, tiveram a oportunidade de crescimento de conhecimento e experiência, além, claro, de darem sua contribuição com o STK Fluminense Samorin. O fato de nosso treinador possuir formação UEFA-PRO, a mais alta graduação na Europa, tem sido fundamental e importante no desenvolvimento dos membros das comissões técnicas de Xerém É notável que após o retorno deles, a utilização inteligente do que foi aprendido por aqui tem sido benéfico para o crescimento deles e também da base do Fluminense. O planejamento é realizado em conjunto com o Marcelo Veiga e o Marcelo Teixeira. Em breve teremos uma definição dos próximos profissionais que virão a Samorin, para participar de perto do projeto".

Thiago Macedo tem aprendido muito com o técnico Mika Lonnstrom

Crescimento do clube

"Na parte operacional tivemos reformas na estrutura de escritórios, vestiários e salas para os profissionais de todos setores conseguirem executar as missões com excelência. Tudo respeitando o nosso orçamento, sem deixar nenhuma dívida. Por tudo o que foi realizado, dentro e fora de campo, o balanço que faço é positivo e afirmo que o projeto está no caminho correto para o sucesso".


O STK Fluminense Samorin é um projeto pioneiro e revolucionário

Temporada 2017-2018

"Temos que lembrar que o nosso objetivo é subir para a Liga Fortuna em três temporadas e acabamos de terminar a primeira. Para a temporada 2017-2018 vamos continuar o trabalho em busca de conquistas, dentro e fora de campo. Estamos no momento focados na formação do elenco, que é uma missão desafiadora por si só. Teremos algumas mudanças e trocas naturais no plantel. Estamos na fase final de definição dos atletas que vão vir de Xerém, assim como dos atletas europeus, vindo do nosso trabalho de observação e captação no Velho Continente, que vamos trazer para o elenco. Continuaremos com o Mika Lonnstrom, que abraçou o projeto e tem nos ajudado muito. Estamos nos preparando dentro e fora de campo para quando chegarmos na Liga Fortuna estarmos prontos".

Comunicação Institucional FFC
Fotos: Mailson Santana e Ory Tibor/FFC





Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original