08/03/2021 10:42 - EM
Futebol | Clube | Futebol Feminino
Dia Internacional da Mulher: Fluminense explica origem da expressão "torcedor"
Termo é inspirado nas mulheres que acompanhavam o Fluminense em Laranjeiras, nas primeiras décadas do século 20



Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


Se, hoje, os amantes de esporte são conhecidos como torcedores, deve-se, principalmente, às mulheres tricolores. Nas duas primeiras décadas do século 20, o campo da rua Guanabara, sede do Fluminense, recebeu o movimento que originou o termo, existente somente no português empregado no Brasil. 


Nas arquibancadas, era comum encontrar pessoas bem-vestidas, dada a sofisticação conferida, na época, ao costume de assistir a partidas de futebol. As mulheres, por exemplo, usavam vestidos longos, sombrinhas, leques e luvas, elemento de destaque no episódio.



Em lances decisivos, as moças recorriam às suas luvas para aliviar o nervosismo. Em razão do calor no Rio de Janeiro, elas retiravam o acessório. Depois, torciam a vestimenta, movimento que chamou a atenção de um ilustre frequentador dos jogos do clube.


Pai dos jogadores Mano e Preguinho, Henrique Coelho Netto, membro da Academia Brasileira de Letras, percebeu a ação. Em seus textos, o intelectual passou a denominar "torcedores" aqueles que acompanhavam o esporte, cuja principal referência, a "torcida", é inspirada na mulher, a homenageada do dia 8 de março.



"Enquanto eles jogam, elas torcem", escreveu Coelho Netto, em crônica de jornal, em menção àquelas que ficaram marcadas como "as torcedoras do Fluminense".


TEXTO: FLU-MEMÓRIA
FOTOS: FLU-MEMÓRIA



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original