06/12/2020 14:37 - EM
Futebol
De 99% rebaixado a Time de Guerreiros: relembre a arrancada que livrou o Fluminense da Série B em 2009
Há 11 anos, clube superava drama após batalha contra calculadora e arrancada milagrosa no Brasileirão


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Nas rodadas finais do Brasileirão de 2009, o Fluminense protagonizou uma das maiores façanhas do principal campeonato do país. Quando parecia perto do rebaixamento para a Série B, o Tricolor se transformou no Time de Guerreiros, conseguiu uma sequência de resultados de campeão e venceu o duelo contra a queda para a segundona. O clube carimbou a permanência na primeira divisão depois de ficar no 1 a 1 com o Coritiba, no Couto Pereira, há 11 anos.

Paralelamente à disputa da Sul-Americana, da qual chegou a ser finalista naquela temporada, o Flu vivia um grande drama na competição de pontos corridos.

Foi em meio a um furacão em Laranjeiras que Cuca assumiu o comando da equipe, sucedendo, na época, Carlos Alberto Parreira, Vinícius Eutrópio e Renato Gaúcho. Na ocasião, os cálculos indicavam 99% de chance de rebaixamento do Fluminense, que somava 18 pontos em 24 jogos e ocupava a lanterna do Brasileiro.

Para se livrar da degola, o clube travou batalha contra a calculadora. Nos seus últimos sete compromissos no campeonato, o Tricolor tinha a missão de conquistar seis vitórias e um empate. Empurrado pelos torcedores, o Time de Guerreiros tornou possível o que se considerava um milagre.

A arrancada de 2009, aliás, abre o livro "Time de Guerreiros - A Epopeia do Tri", produzido pelo Flu-Memória e lançado durante a FluFest de 2020, em celebração aos 10 anos do título brasileiro de 2010. A obra pode ser adquirida com exclusividade nas lojas oficiais do clube.

RELEMBRE A CAMPANHA

Apesar do cenário adverso, o apoio das arquibancadas expressava a confiança dos tricolores na superação. Naquela campanha, inclusive, foram eternizados, por exemplo, a faixa com a inscrição "Lutem até o fim" e o cântico de "Time de Guerreiros".

Entre candidatos ao título e ao descenso, o Fluminense ganhou de Atlético-MG, Cruzeiro, Palmeiras, Atlético-PR, Sport e Vitória, na sua arrancada milagrosa. Na rodada decisiva, empatou com o Coritiba.

O início da reviravolta se deu no dia 29 de outubro, no Maracanã, pela 32ª rodada, quando o Flu levou a melhor sobre o Galo, por 2 a 1. Fred e Conca balançaram as redes.

Logo na sequência, a virada de 3 a 2 em cima do Cruzeiro, com gols de Fred (dois) e Gum, no Mineirão, marcou de vez a ascensão da equipe carioca no Campeonato Brasileiro. Em seguida, o Tricolor emplacou triunfos por 1 a 0 e 2 a 1 contra Palmeiras e Atlético-PR, respectivamente.

Após superar o Sport por 3 a 0, o clube passou a depender só de si para impedir a queda. Porém, somente depois da goleada por 4 a 0 sobre o Vitória, já na penúltima rodada, conseguiu, enfim, sair do Z-4.

A impressionante saga do Time de Guerreiros ganhou seu capítulo final no Couto Pereira, em 6 de dezembro de 2009.

Apenas um empate separava o Fluminense da permanência na Série A. No meio do caminho, entretanto, havia o Coritiba, que era assombrado pelo fantasma do rebaixamento em meio à comemoração dos seus 100 anos.

Diante de casa cheia e ambiente hostil, o confronto virou uma guerra. Não só com bola rolando. Depois do fim da partida, uma invasão ao campo, liderada por parte da torcida do Coxa, provocou pânico e deixou terra arrasada no local.  

Era decisão. Última rodada. Cada lance importava. Aos 26 minutos do primeiro tempo, Marquinho, de falta, pôs o Flu à frente no placar. Passados dez minutos, o adversário igualou o marcador e apostou na pressão. Ainda assim, não deu certo.

Os jogadores tricolores resistiram aos percalços, honraram a alcunha de guerreiros e deixaram o "impossível" só na estatística.

Foto: Photocamera



Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original