11/10/2023 08:47 - EM
Futebol
“Corra e olhe o céu”: Fluminense e Umbro lançam nova terceira camisa em homenagem a Cartola
Uniforme carrega as cores verde e rosa em referência à Mangueira, escola atrelada ao gênio do samba e um dos mais icônicos torcedores do Tricolor




“Ai, corra e olhe o céu, que o Sol vem trazer bom dia”... A poesia de Cartola vive no coração de todos os brasileiros e brasileiras, mas com um carinho especial no peito de cada torcedor tricolor. O Fluminense e a Umbro fazem neste 11 de outubro, data de nascimento do cantor e compositor, um dos lançamentos mais especiais da parceria: o novo terceiro uniforme do clube em homenagem a Angenor de Oliveira, gênio do samba e apaixonado torcedor tricolor.

A camisa traz as cores verde, em predominância, e rosa, nos detalhes da gola, manga, ombros e numeração. A escolha faz referência à Estação Primeira de Mangueira, uma das mais tradicionais escolas de samba do carnaval carioca, atrelada, desde as suas raízes, à história de Cartola, um dos mais icônicos moradores da comunidade da Zona Norte da cidade.

Para celebrar a paixão de Cartola pelo Fluminense, o uniforme homenageia um clássico do samba presente no primeiro álbum de estúdio do sambista, de 1974:  a canção “Corra e Olhe o Céu”. A letra da música percorre toda a camisa, na parte frontal e nas costas, com fonte que replica as letras do próprio Cartola, transformando o uniforme em um manuscrito do artista.



Para tornar o lançamento ainda mais especial, foi desenvolvida uma etiqueta exclusiva para a coleção. Localizado na barra da camisa, o selo traz um icônico desenho do artista com a camisa tricolor, cercado pelo nome “Mestre Cartola” em fonte estilizada. A camisa tem também o nome Cartola estilizado com elementos do Fluminense, marcando ainda mais a relação entre o clube e o poeta, na parte interna da gola.

“Homenagear Cartola, um dos maiores gênios da música brasileira, era um desejo antigo do Fluminense. Afinal, tê-lo como um dos mais ilustres torcedores de nossa história é motivo de grande orgulho. Essa é uma camisa carregada de força e significado. Reverenciamos a vida, obra, poesia e o legado de alguém que tem sua história entrelaçada à do clube que tanto amou”, afirmou o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt.

“É um lançamento histórico para todos nós. Celebra uma parceria muito sólida que temos com o Fluminense, mas também mostra a profundidade com que, conjuntamente, pensamos os uniformes do clube, observando a história do clube, seus principais personagens dentro e fora de campo, a paixão da torcida e tudo que faz o Tricolor ser o que ele é. O Cartola é o Fluminense. O Cartola é o Brasil. É uma coleção que vai ficar marcada para sempre”, comentou Eduardo Dal Pogetto, diretor nacional de marca da Umbro Brasil.



Nascido em 1908 e torcedor apaixonado do Fluminense desde a infância, Cartola foi um dos fundadores da Mangueira. As cores da escola foram escolhidas por ele como forma de homenagear o clube. O compositor se tornou o primeiro diretor de harmonia e o autor do primeiro samba-enredo escolhido pela escola de samba, décadas antes de se consagrar como um dos maiores gênios da história da música brasileira.

A nova terceira camisa oficial – que chega ao mercado nos modelos masculino, feminino, júnior e infantil e em diversos tamanhos – já começa a ser vendida nesta quarta-feira (12/10). A peça pode ser adquirida nas lojas oficiais do Fluminense espalhadas pelo Rio e fora do Estado, no site www.loja.fluminense.com.br e no e-commerce da Umbro (www.umbro.com.br).



Cartola e Fluminense

Carioca nascido no bairro do Catete, Angenor de Oliveira era espectador assíduo dos treinos do time profissional, na época tricampeão carioca de 1917/18/19, e acompanhava as obras do estádio do Fluminense. Aos 8 anos, mudou-se para o bairro das Laranjeiras. Na mesma época em que jogava bola em um terreno próximo ao clube e assistia às carretas de obras trazendo terra e trabalhando o dia todo, o menino Angenor precisou se mudar para o Morro da Mangueira, onde mais tarde fundaria a Estação Primeira de Mangueira e escolheria as cores da escola em homenagem ao clube do coração.

Angenor sempre foi tricolor. Em 1969, já consagrado como artista, Cartola foi convidado pelo então presidente tricolor Francisco Laport para um almoço, onde seria homenageado por toda a diretoria do Fluminense.

Logo após a contratação do craque Rivellino, em 1975, o então presidente Francisco Horta quis incrementar a estreia do jogador, que aconteceria em um sábado de Carnaval – algo atípico na época –, contra o Corinthians. Horta contou com o apoio de Cartola, e o sambista lançou a torcida Manga-Flu e convocou o mestre de bateria da Mangueira, Valdomiro, que garantiu a participação dos seus 120 ritmistas e certificou o sucesso de um desfile na geral do estádio. Com um grande público no Maracanã, Rivellino presenteou a torcida com três gols na vitória do Fluminense por 4 a 1 sobre o Corinthians.





Sobre a Umbro

Fundada em 1924, a Umbro é a autêntica marca do futebol, pois se dedica a este esporte há mais de 90 anos. Nascida em Manchester, Inglaterra, a Umbro tem seus produtos usados dentro e fora de campo em mais de 100 países por todo o mundo. Hoje, a companhia soma sua herança na alfaiataria esportiva com uma moderna visão do futebol para criar roupas, calçados e acessórios que combinam desempenho e estilo.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



Umbro orig original
Betano original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Hospitaldasclinicas original
Orthopride original
Avanutri original
Aguiabranca original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Bluepex original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prosoccer original
Prata original