31/01/2017 12:14 - EM
Futebol
Conheça um pouco mais sobre a história do Mundial do Tricolor
Fluminense foi sagrado campeão na Copa Rio em 1952. Time carioca superou, entre outras equipes, o Penarol, que era base do Uruguai campeão mundial em 1950


O mundo do futebol não foi mais o mesmo após a excitante aventura das duas edições da Copa Rio. A excelente experiência realizada em um país tropical, distante dos conflitos políticos que a Europa e boa parte do mundo viviam no início da década de 1950, inspirou o surgimento de novos torneios entre clubes. Assim, abriram novas possibilidades para o mercado do futebol.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Se hoje ter um naming rights é fundamental para que qualquer competição seja realizada, a Copa Rio, assim chamada por ter a Prefeitura do Rio de Janeiro como principal apoiadora econômica, foi a grande precursora desse tipo de relação. A competição foi profícua para a organização do futebol. Na época da realização do torneio, a Fifa contava com pouco mais do que 80 países em seus quadros. Se já era complexo arregimentar seleções para a disputa da Copa do Mundo, imagine a dificuldade para adaptar o calendário do futebol mundial e implementar uma competição extra reunindo os principais clubes do planeta?

A necessidade de diálogo fez surgir em 1954, dois anos após a última edição da Copa Rio, a UEFA (Union of European Football Association), entidade que congrega todos os clubes da Europa e que tem ligação com a Fifa. No mesmo ano ainda seria fundada a Confederação de Futebol da Ásia. Em 1957, a da África; em 1961, a da América do Norte, América Central e Caribe; e finalmente, em 1966, a Confederação da Oceania. A única que já existia, desde 1916, era a Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol.

Na prática houve pelo menos dois inestimáveis legados da Copa Rio. O primeiro ocorreu já em 1955, com o surgimento da Copa dos Clubes Campeões da Europa, hoje conhecida como Champions League, que foi disputada inicialmente nos mesmos moldes das competições de 1951 e de 1952. O outro surgiu quase 50 anos depois, em 2000, quando foi criado o Campeonato Mundial de Clubes, realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo, exatamente as mesmas sedes das duas edições da Copa Rio.

Atualmente, a Fifa conta com mais de 200 países afiliados, número maior que a ONU. Quase 65 anos depois, o Fluminense Football Club, como vencedor da Copa Rio disputada em 1952, fica honrado que a Fifa tenha citado a competição pela primeira vez em um comunicado oficial. O gesto é um reconhecimento da entidade máxima do futebol ao Fluminense e ao Palmeiras, dois clubes que foram seminais na conquista de um modelo de competição que hoje é imprescindível no calendário internacional do futebol.

Foto: Divulgação




Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original