21/01/2021 15:24 - EM
Futebol
Com gols de Telê, Fluminense venceu Bangu e garantiu primeiro título no Maracanã
Decidida em 1952, conquista do Carioca de 1951 contrariou expectativas da imprensa e abriu ano do título mundial do Tricolor



Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!



No dia 20 de janeiro, em 1952, o Fluminense venceu a edição de 1951 do Campeonato Carioca, após levar a melhor sobre o Bangu, por 2 a 0, com gols de Telê. Foi o primeiro título do clube no Maracanã, que recebeu quase 80 mil pessoas.


A equipe de Zezé Moreira já havia derrotado o adversário no primeiro duelo da final, na semana anterior, pelo placar de 1 a 0, garantido por Orlando Pingo de Ouro.


Ao longo da competição, tricolores e alvirrubros somaram 14 vitórias, três empates e três derrotas, chegando a 31 pontos. A igualdade provocou a decisão em uma melhor de três, com o Time de Guerreiros erguendo a taça depois de dois triunfos.



O título assegurou vaga na Copa Rio de 1952, quando o Tricolor se sagrou campeão mundial, no ano de seu cinquentenário. A história é contada no livro "Campeão Mundial - O Bravo Ano de 1952", lançado pelo clube na FluFest de 2017. Na Sala de Troféus, há uma exposição com elementos da conquista, como a bola da época.


Além disso, o sucesso contrariou as expectativas da imprensa, que conferia ao Flu a alcunha de "timinho". Igualmente campeã nos aspirantes e juvenis, a agremiação acabou sendo tríplice coroada em 1951. A façanha completa 70 anos.


Recheado de jovens, o elenco contava com Didi, jogador de Seleção e um dos craques do Carioca, e Carlyle, artilheiro do campeonato. O centroavante marcou 23 dos 51 gols do Fluminense. Lesionado, porém, ele não entrou em campo no confronto que definiu o vencedor do torneio.


A escalação, na ocasião, tinha os seguintes jogadores: Castilho; Píndaro e Pinheiro; Vitor, Édson e Laffayette; Lino, Didi e Telê; Orlando Pingo de Ouro e Robson.


Texto: Flu-Memória
Fotos: Flu-Memória



Umbro orig original
Betano original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original