15/11/2024 16:00 - EM
Olímpico
Com 100 jogos pelo Fluminense, Guilherme Schmitz relembra trajetória no clube e projeta Fla-Flu
Técnico das Guerreiras do Vôlei celebrou marca e destacou foco no clássico


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Técnico do time de vôlei do Fluminense desde 2021, Guilherme Schmitz completou 100 jogos no comando da equipe, relembrou momentos marcantes na trajetória de mais de 20 anos de clube, falou sobre a expectativa para a temporada e o foco no Fla-Flu desta sexta-feira (15/11). O clássico será realizado às 21h30, no ginásio do Clube Hebraica, pela Superliga Feminina, e terá transmissão do SporTV 2.


“Não me apego tanto a números, acredito que os títulos e o que construímos no dia a dia são mais importantes, mas claro que alcançar 100 jogos é motivo de orgulho. Aprendi lições, aproveitei oportunidades e fico feliz com o caminho bonito até aqui. É o que sempre almejei. Fica o agradecimento a quem me permite estar aqui e constrói essa história comigo. Acredito que a lição de todo esse tempo é viver intensamente um dia de cada vez entregando o nosso melhor e sempre buscando a felicidade das pessoas que estão aqui dentro, porque dessa forma todos produzem melhor”, declarou Guilherme Schmitz.


O profissional, que chegou ao clube em 2003 como estagiário e atuou como técnico do clube do pré-mirim ao adulto, destacou a importância do trabalho nas categorias de base em sua formação.


“Além da questão técnica, que sempre trabalhei muito e trago até hoje, a base nos ensina que temos que entender o que está por trás da atleta, a família, a história. Eu sei que consegui ajudar muitas pessoas de alguma forma nessa trajetória e não tem nada tão gratificante como enxergar uma jovem caminhando com suas próprias pernas. Ajudar a formar uma atleta e um ser humano é o que traz a alegria a um treinador”



Ao relembrar alguns dos 100 jogos pelo adulto, Guilherme destacou o momento em que assumiu a equipe e o título carioca recém-conquistado.


“Assumi a equipe em 2021 em um momento delicado, em que faltavam apenas quatro rodadas para o fim da Superliga e precisávamos vencer e contar com combinação de resultados para nos mantermos na elite. Foram cerca de 20 dias sem dormir direito pensando em como poderia agregar valor. Vencer três dos jogos, pontuar em todos e alcançar o objetivo foi muito marcante e importante para mim e para o projeto”


“Sobre o título carioca deste ano, é um sentimento de dever cumprido, de realização profissional. A gente bateu na trave em algumas edições anteriores, que doeram, mas serviram de aprendizado para a gente estar bem maduro. Também foi um momento marcante”



O técnico também foi o comandante do Tricolor na melhor campanha do clube em uma edição de Superliga, na temporada 2022/2023. Na ocasião, o time terminou a fase de classificação em quinto lugar na tabela, com 38 pontos conquistados (14 vitórias e oito derrotas).


Além de técnico do Fluminense, Guilherme ocupa o cargo de comandante da Seleção Brasileira Feminina Sub-19, com a qual sagrou-se campeão Sul-Americano de forma invicta também neste ano.



“É uma temporada que começou com o pé direito. Lá em Araguari também foi sensacional. É a minha primeira temporada completa com a Seleção e sermos campeões sul americanos sem perder nenhum set e vencendo a argentina na final foi especial. Com certeza o meu tempo de Fluminense me preparou para isso, sei que estou na Seleção devido ao meu trabalho no clube, não existe outro caminho”


Prestes a disputar seu 101º jogo, diante do Sesc Rj Flamengo, Guilherme apontou a vitória no clássico como próximo objetivo.



“É importante pensar jogo a jogo e agora estamos focados no Fla-Flu. É clássico, é sempre um jogo diferente. Conseguimos vencê-los nos dois confrontos pelo Estadual, o que agrega ainda mais à nossa conquista pelo respeito que tenho pelos profissionais do outro lado. Mas sabemos que o Flamengo mudou ao longo desse último mês e temos que entrar com a guarda alta e aproveitar o mando de quadra. Trabalhamos muito e estamos focados para este jogo”, finalizou o técnico da equipe.


Texto: Comunicação/FFC

Fotos: Mailson Santana/FFC e Maria Oliveira/ CSV



Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Umbro orig original
Superbet original
Marca frescatto patrocinio original
Brahma original
Orthopride original
Zinzane original
Colegioforcamaxima original
Logo predialnet cor original
Marca fecomercio rj assinatura page 0001 original
Logo colorida unig  removebg preview original
Logo biofios removebg preview %281%29 original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original
Rentv original
Telecall original
Tnt original
Socios original
Cbc original
Prata original