23/12/2020 13:34 - EM
Futebol | Clube
Búfalo Gil completa 70 anos
Aniversariante desta quinta-feira, ex-ponta-direita integrou a Máquina Tricolor



Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


Nesta quinta-feira, 24, Búfalo Gil, um dos principais nomes da icônica Máquina Tricolor, comemora 70 anos. Desses, três foram dedicados a representar as cores verde, branco e grená.


Mineiro, Gil jogou pelo Fluminense de 1974 a 1976. Além dos 75 gols em 172 partidas, sua passagem pelas Laranjeiras rendeu ao clube o bicampeonato carioca de 1975/76 e os títulos da Copa Viña del Mar e do Torneio de Paris, ambos em 1976.



No mesmo ano, ele conquistou, pela seleção brasileira, o Torneio Bicentenário dos EUA, do qual foi artilheiro. Seu currículo conta, ainda, com a Copa do Mundo de 1978. Foram 12 gols em 42 jogos pela Canarinho.


O nome do ex-ponta-direita é, na verdade, Gilberto Alves. O apelido de "búfalo" surgiu da rapidez e do porte físico que o tornaram algoz de adversários, principalmente dos vascaínos.



Búfalo Gil protagonizou uma das maiores goleadas do clássico contra o Vasco, ao marcar três gols no triunfo por 5 a 1, pelo Campeonato Carioca de 1974, no Maracanã.


Foi, inclusive, em um duelo com o Cruz-Maltino que o ídolo participou do Boteco Brahma Tricolor, atração que vai ao ar nos dias de jogos, na FluTV, canal no YouTube. Deu sorte: o Time de Guerreiros venceu por 2 a 1.


No programa, ele relembrou sua carreira, expressou gratidão ao clube e ainda comparou as versões de 1975 e 1976 da Máquina.



"São times distintos. Taticamente, o de 75 era superior ao de 76. Mas o time de 76 era mais experiente. Dez jogadores da seleção brasileira e um da seleção argentina. Todo mundo queria jogar ali. Eu, felizardo, consegui jogar e me destacar", disse.


O lado direito do campo era a avenida de Búfalo Gil, conhecido por aliar força, velocidade e habilidade. Por lá, consagrou a parceria com Rivellino. Após receber dos pés do camisa 10, vencia os adversários na corrida, cortava para o meio e balançava a rede.


Durante as celebrações do aniversário de 115 anos, em 2017, o Fluminense nomeou Gil como Tricolor Ilustre, em cerimônia no Salão Nobre. O ex-jogador, é claro, sempre registra sua paixão pelas três cores que traduzem tradição.


"Eu sou Tricolor desde moleque. Sempre fui e vou morrer Tricolor", revelou, em vídeo da FluTV.


TEXTO: FLU-MEMÓRIA
FOTOS: FLU-MEMÓRIA



Umbro orig original
Betano original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original