26/01/2022 23:29 - EM
Futebol
Abel revela ansiedade para estreia e avalia pré-temporada: “Excepcional”
Técnico elogiou o elenco e o trabalho desenvolvido pelos departamentos do clube


Após 17 dias de preparação, o Fluminense, enfim, vai dar o pontapé inicial em 2022. De volta ao comando técnico tricolor para sua quarta passagem, Abel Braga não escondeu a satisfação pelo que vem observando ao longo das atividades. O comandante avaliou positivamente o trabalho desenvolvido por todos os departamentos do clube na pré-temporada e rasgou elogios ao comportamento do elenco. Para ele, todas as sessões de treino foram muito bem aproveitadas e o time tem tudo para alcançar grandes objetivos no ano.

“A nível de satisfação de trabalho, (a pré-temporada foi) excepcional. Todo mundo muito focado, uma ajuda constante e mútua entre os departamentos. Parte física, fisiológica, técnica, médica... Estou muito contente com o que eu vi. Vamos com uma uma equipe que tem muitos jogadores diferentes. Estou com o frio na barriga porque toda estreia é assim. Nós esperamos realmente que as coisas corram bem”, avaliou Abel.



Leia mais: FluTV Play: Fluminense lança plataforma para transmissão do Carioca

Ao contrário do que aconteceu em 2021, quando a temporada foi praticamente emendada com a de 2020 em função da pandemia de Covid-19, desta vez o elenco tricolor teve a oportunidade de realizar uma pré-temporada de fato. Abel celebrou o tempo de preparação e destacou também a evolução dos trabalhos ao longo dos anos. O Fluminense desenvolve uma metodologia que coloca o jogador em contato com a bola já no primeiro dia de treinamento, diferentemente do que acontecia há alguns anos, quando o início da pré-temporada era voltado somente para exercícios físicos.

“O jogador, quando você coloca bola, ele está contente. Ele enlouquece quando você vira e fala para dar dez tiros de, 200, 400 metros. Acabou isso. O próprio trabalho técnico trabalha a parte física. E a parte física é o trabalho aeróbico. Qualquer tipo de treinamento é trabalho aeróbico. Eu sofro até hoje com o ciático, de joelho porque na minha época eu tinha que subir arquibancada com colega nas costas. Então você vê a mudança. No primeiro dia o jogador já trabalhar com bola é muito bom. Obviamente isso condiciona muito melhor porque tem uma participação maior do atleta. Eles gostam mais, se empenham mais. Mas tudo tem seu devido tempo”, disse.



Mas como treino é treino e jogo é jogo, Abel Braga já olha para frente. Passada a pré-temporada, o técnico tricolor agora vive a ansiedade pelo apito do juiz. Segundo ele, o time que estreia nesta quinta-feira (27/01), às 20h30, contra o Bangu, no Estádio Luso-Brasileiro, tem tudo para surpreender positivamente o torcedor.

“Estou com muita expectativa de ver essa equipe jogar logo. Ela tem umas características bem interessantes, de mudança de plano devido às características dos jogadores. Ninguém vai poder que o Fluminense usa três centrais, 3-5-2... Vai ser complicado definir, porque vai haver um revezamento de sistema muito bom, até porque são jogadores extremamente capacitados, de receptividade e de assimilação muito fácil”, comentou Abel, que ainda vê ampla margem de evolução no decorrer das partidas:

“Vamos ter que melhorar pelo menos até 50% mais. Tomara que a gente faça um grande jogo. Vamos pegar um time que corre para caramba, que é uma garotada, boa tecnicamente e muito bem trabalhada pelo Felipe. E que está com muito mais tempo de treino do que nós. Vamos para 15 dias de treinos. Esses caras que estão aqui conosco têm uma consciência profissional tão legal que tanto antes quanto após os treinamentos eles estão trabalhando. O fisiologista não me larga. Ele fica falando “eles já percorreram tantos quilômetros”, “olha o tempo”, “já está ficando com muito volume, vamos diminuir”... Isso é muito bom. A minha perspectiva é muito boa para o ano. Espero que ela se concretize já no primeiro jogo. Mas é isso, ainda é só o primeiro jogo. E nós temos que fazer de tudo para agradar o nosso torcedor, que esgotou os ingressos”.



Leia mais: Confira a numeração fixa do Fluminense para a temporada 2022

Segundo técnico com mais partidas comandando o Tricolor, com 328 jogos, Abel Braga não escondeu o frio na barriga para reencontrar a torcida. Sedento por títulos, o comandante vislumbra uma grande temporada para o Fluminense e garantiu que todos no clube estão unidos por este propósito.

“Eu espero que tudo possa começar bem. Primeiro porque é isso que eu estou vendo do grupo. Estou muito convicto e consciente do que nós vamos fazer. Se vai ser bem feito ou não, a gente não sabe. Mas todos têm convicção daquilo que nós queremos, têm plena concordância da nossa estratégia, e isso é muito bom. Está havendo uma doação muito grande. E tudo aquilo que acontece nesses clubes gigantes é isso, você tem que jogar para o torcedor. Não adianta. É o responsável pela existência desse clube. Minha expectativa é muito boa. Espero que venha mais uma sequência grande de número de jogos aqui pelo Fluminense”, concluiu Abelão.



Fotos: Lucas Merçon/FFC
Texto: Comunicação/FFC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original