Trabalho

Todo o trabalho de formação é dividido em faixas etárias visando com isto permitir uma maior especificidade de objetivos. As faixas etárias são:

Júnior – nascidos em 1992, 1993 e 1994

Juvenil – nascidos em 1995 e 1996

Infantil – nascidos em 1997 e 1998

Mirim – nascidos em 1999 e 2000

Pré-Mirim – nascidos em 2001, 2002 e 2003

Todas as equipes treinam intensamente. O Pré-Mirim treina de três a quatro vezes na semana e as demais categorias 5 ou 6 vezes na semana. Em algumas ocasiões, a categoria de júnior chega a realizar treinos em dois períodos.

O Fluminense conta com avaliadores que tem a função de observar atletas em localidades distintas, porém a seleção de atletas para as divisões de base é realizada de diversas outras formas. Uma delas é através da realização de amistosos e participação em torneios com equipes de diferentes localidades, onde os técnicos das equipes do Fluminense selecionam os atletas que mais interessam. Uma outra forma é através de processo seletivo, no próprio CTVL, com atletas que desejam ingressar nas divisões de base do Fluminense.

Os atletas de fora da cidade do Rio de Janeiro e até mesmo alguns atletas do Rio de Janeiro, normalmente os mais carentes, residem no CTVL, onde recebem diariamente quatro refeições (desjejum, almoço, jantar e ceia). Os demais atletas se apresentam para treinamento na parte da manhã, após o treino almoçam e seguem para as escolas que existem próximas ao CTVL antes de retornarem para suas casas.
Diariamente a nutricionista do CTVL elabora um cardápio balanceado e próprio para atletas que estão em fase de desenvolvimento.

A premissa número um para ser um atleta das divisões de base do Fluminense é a dedicação nos estudos. Para orientar, monitorar e cobrar esta dedicação nos estudos, além dos profissionais de supervisão e coordenação e as comissões técnicas, o CTVL conta com uma assistente social.

Processo Seletivo de Atletas

O Fluminense tem à disposição de qualquer interessado um processo seletivo semanal de avaliação de atletas.

A famosa escola de futebol  de Xerém abre suas portas. Este processo é conduzido nas dependências do CTVL (Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras) de forma a possibilitar que qualquer menino possa realizar o sonho de ingressar no mundo do futebol.

Para mais informações CLIQUE AQUI

Amistosos

O Fluminense recebe semanalmente, nas dependências do CTVL, equipes e escolinhas para a realização de amistosos. Esta atividade é parte relevante no processo de desenvolvimento dos atletas das divisões de base do clube.

Sendo assim, caso haja interesse em marcar amistosos no CTVL contra as equipes de base do Fluminense entre em contato com a Coordenação de Xerém: Klauss Câmara (Coordenador técnico), André Medeiros (Coordenador), Edgard Maba e Decio Oliveira (Supervisores) Telefone: (21) 2679-4634.

Também temos o interesse em realizar amistosos fora do CTVL. Para isto o Fluminense exige que o interessado disponibilize o transporte da equipe tricolor, alimentação e hospedagem se necessário.

Competições

Time campeão nos Emirados Árabes

Time campeão nos Emirados Árabes

A participação em competições nacionais e internacionais é encarada como componente chave do trabalho de formação desenvolvido nas divisões de base do Fluminense.

Conhecer e enfrentar escolas e trabalhos de formações diferentes, acrescentar experiência aos atletas e profissionais da base e inserir uma mentalidade competidora e vencedora são alguns dos objetivos almejados nas diversas competições disputadas pelas equipes de base tricolor.

Convites para participações em torneios de base serão sempre bem vindos e podem ser encaminhados para o CTVL em nome do Coordenador técnico do Fluminense, Klauss Câmara. Anualmente todas as categorias participam de diversos torneios e competições, dentre os quais destacamos alguns:

Pré – Mirim – Copa Unimed Rio Bonito, Copa Light

Mirim – Campeonato Carioca, Macaé cup sub-13, ESCUP

Infantil – Campeonato Carioca, Copa brasil sub-15 Votorantim, Copa Brasil sub-15 – Londrina

Juvenil – Campeonato Carioca, Copa Rio, Copa São José do rio Preto, Copa Brasil Sub-17 ES, Copa Brasil Sub-16 SC

Júnior – Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro Sub-20, Taça BH e Copa São Paulo

Um atleta recebe atendimento

Um atleta recebe atendimento

 

Treinamento

Com treinamentos diários físicos, técnicos e táticos os atletas tricolores têm sido preparados para as rotinas de jogos e competições impostas a carreira do atleta profissional. O trabalho é dividido nas cinco categorias: Júnior (Sub-20), Juvenil (Sub-17), Infantil (Sub-15), Mirim (Sub-13) e Pré-Mirim (Sub-11).