07/08/2018 19:26 - EM
Xerém
Diferença cultural pode levar STK Fluminense Samorin para Liga Europa
Quinato formado por dois brasileiros e três eslovacos está se entrosando, chamando a atenção e crescendo tanto dentro como fora de campo


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

A troca de cultura com os jogadores europeus seja dentro de campo, como fora dele, é uma das marcas do STK Fluminense Samorin. Os jogadores formados em Xerém encontram, na Europa, atletas com uma realidade cultural e uma escola de futebol completamente diferente do que eles estão costumados no futebol de base brasileiro. Esta diferença cultural faz os atletas evoluírem como pessoas e como jogadores. Nesta temporada, cinco jogadores da filial do Tricolor na Europa estão se entendendo muito bem e foram juntos responsáveis por todas as jogadas de gols do time. Os brasileiros Euller e Matheus Pato; E os eslovacos Roman Sabler, Lukáš Hruška e Marek Pittner estão sendo chamados pela imprensa eslovaca de os Cinco Fantásticos de Samorin.

Cada um deles chegou a esta temporada com uma história diferente. O lateral Marek Pittner, de 21 anos, sentiu que precisava de mais um passo em seu desenvolvimento. Por isso, não estendeu seu contrato com a equipe anterior e se juntou ao projeto do Fluminense na Europa. O Samorin foi uma escolha natural para o seu futebol e progresso pessoal. O extremo Lukáš Hruška, de 27 anos, esteve durante anos na primeira divisão eslovaca, mas uma lesão séria o levou a jogar em divisões inferiores, antes de chegar ao Fluzão europeu. Euller, que após se destacar em uma Copa São Paulo acabou perdendo espaço após uma lesão e entrou no Plano de Carreira de Xerém, acredita que o projeto Flu-Europa é a sua nova chance de brilhar no futebol. Roman Sabler foi o melhor marcador da Eslováquia nas categorias de base, mas no futebol profissional, ainda não conseguiu deslanchar. A nova temporada em Samorin significa sua grande chance entre os profissionais. E Matheus Pato tem a esperança de voltar aos caminhos dos gols, após se destacar e ser artilheiro do Brasileiro Sub-20 conquistado pelo Fluminense em 2015. Apesar dos diferentes momentos de suas carreiras, todos eles têm trabalhado bem juntos e estão a cada dia se entrosando mais dentro e fora de campo.

O quinteto tem nesta quarta-feira um novo desafio. Começa para o STK Fluminense Samorin a Slovnaft Cup (Copa da Eslováquia), que garante vaga ao campeão nas rodadas de classificação continental da Liga Europa. O duelo será contra o Veľké Zálužie, em jogo único, na casa do adversário.

- Estamos levando a competição bem a sério. É claro que as ambições das equipes refletem a qualidade e profundidade de seus times e sabemos da nossa realidade hoje. Nos anos anteriores, não queríamos sobrecarregar nossos jogadores mais usados e, como não tínhamos um elenco mais numeroso, terminamos mais cedo do que queríamos. Nesta temporada, trabalhamos duro para poder contar com mais opções, por isso estamos confiantes de que podemos lidar com ambas as competições em que jogamos. Queremos ir o mais longe possível, mas neste tipo de competições, você sempre precisa pensar jogo a jogo. Estamos indo para a partida prontos, não haverá muitas mudanças na escalação. Levamos a Copa a sério - comentou o técnico Gustavo Leal.    

Vale lembrar que a meta do STK Fluminense Samorin é subir para a primeira divisão da Eslováquia até a temporada 2019/20 e participar de uma competição europeia até 2021/22.

Comunicação FFC
Ory Tibor/STK Fluminense Samorin





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original