13/06/2018 15:00 - EM
Xerém | Clube
Alunos da Universidade Federal Rural visitam as Laranjeiras
Estudantes de Geografia participam de palestra sobre Educação Ambiental



Nesta quarta-feira, 13, alunos do 3º período do curso de graduação em Geografia, da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro estiveram nas Laranjeiras para conhecer o projeto de sustentabilidade do clube. Além de uma palestra com Gustavo Pinheiro Machado, analista ambiental do Fluminense, os estudantes puderam conhecer melhor as ações realizadas em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, o sistema de coleta seletiva das unidades, a neutralização de resíduos nos jogos do futebol profissional e outras medidas adotadas nos Centros de Treinamento.

"É um imenso prazer receber uma turma universitária para conhecer o pioneirismo, entre clubes, dos nossos projetos sustentáveis. Além de trocarmos experiências, nós do Fluminense acreditamos que a proximidade com o conhecimento acadêmico auxilia na busca inteligente por soluções inovadoras frente aos obstáculos em energia/transporte/resíduos que o país enfrenta com o passar das décadas", disse Gustavo.

O Fluminense é o único clube do país a ter um departamento focado no desenvolvimento sustentável e que trabalha em busca da conscientização e práticas de preservação da natureza. Em 2016, a parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica gerou uma série de ações em conjunto pela preservação de um dos biomas mais importantes do planeta. Em Xerém, já foram plantadas mais de 3.600 mudas nativas da Mata Atlântica. Além disso, 100% dos resíduos orgânicos produzidos são transformados em adubo. O Tricolor ainda combate o desperdício, orienta os jovens com aulas de cidadania, palestras e ensinamentos importantes sobre sustentabilidade.

"Em Xerém, montamos um sistema de coleta de água de chuva que é usada para a lavanderia e na regagem dos campos. Temos um sistema, em fase de construção, de aquecimento solar da água dos alojamentos e da cozinha. Não podemos perder a chance de educar através do futebol, seja com ações nos jogos ou com medidas realizadas na sede, aos poucos vamos construindo uma base para o futuro, educando e integrando. Queremos estudantes, parceiros e mais gente envolvida na causa. São detalhes que fazem a diferença", finalizou Gustavo.

Comunicação FFC
Fotos: Mailson Santana/FFC







Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original