28/02/2018 16:00 - EM
Futebol
Abel Braga: "Hoje o Fluminense tem uma forma de jogar"
Treinador pretende manter esquema tático com três zagueiros por toda a temporada


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


Embalado por uma sequência de cinco vitórias, o Fluminense enfrenta o Avaí nesta quinta-feira às 19h15, no Estádio Nilton Santos, pela terceira fase da Copa do Brasil. Nesta quarta, o Tricolor realizou o último treino antes da partida e o técnico Abel Braga falou com a imprensa após a atividade. O treinador fez uma análise da evolução da equipe nos últimos jogos e dos efeitos da formação com três zagueiros.

- Jogar com três zagueiros, obviamente, me deixa mais ofensivo. Deixei de jogar com quatro atrás. O objetivo não era marcar tantos gols, era parar de sofrer. Por acaso, aconteceu. Que continue assim. O esquema engana, porque exige muitas variáveis. Tem que ter jogadores com característica e com inteligência tática para saber o momento de fazer a linha de cinco. O Fluminense hoje tem uma forma de jogar, sofre pouco com a bola vertical em direção ao nosso gol - disse o treinador, que pretende manter o esquema ao longo temporada.

- Saímos da mesmice. Acho até que outros treinadores teriam vontade de fazer isso, mas é um preço muito alto. Eu não tenho mais isso de sentir medo, tenho mais idade para sentir o peso nas costas. Pela minha cabeça, vou manter essa forma de atuar por todo o ano. Está encaixado, hoje o Fluminense tem uma cara - completou. Apesar da satisfação com a produção da equipe e as goleadas nos últimos jogos, Abel mantém a humildade e destaca que o Tricolor tem que continuar evoluindo.


- Estou aqui para que as pessoas saibam que estamos com os pés no chão. Não nos sentimos vaidosos por nada que fizemos. A gente tem tido a felicidade de algumas palavras do Gum, normalmente quem fala antes do jogo é ele. E o Gum tem sido muito feliz nas palavras. Na roda no vestiário, sábado, ele falou que a gente não ganhou nada. Temos de evoluir - contou. 

Para o confronto desta quinta-feira, o comandante espera contar com arquibancadas lotadas e convocou a torcida Tricolor para apoiar o time conta a equipe catarinense. Com jogos de ida e volta e sem a vantagem do gol fora de casa, construir a vantagem no Nilton Santos pode ser fundamental para a classificação.

- O que eu quero conseguir é uma pequena vantagem, pelo menos. Gostaria de ver um número maior de torcedores no estádio, mas eles têm de saber que não será sempre que sairá goleada - alertou Abel, falando também sobre a disputa por posições.

- Quero que haja competição nas posições, isso é fundamental para mim. Não sei se é coincidência, mas o Gilberto cresceu a partir da chegada do Léo. Marlon começou como titular, mas nos EUA o Ayrton Lucas treinou bem, coloquei ele. Quando fui comunicar ao Marlon, ele me disse que o colega estava melhor. Depois, com a lesão, entrou e foi bem - ressaltou. Feliz com a postura de seus comandados em campo, Abel elogiou o ataque Tricolor.

- O Marcos Júnior deixou de ser o jogador dos últimos 30 minutos. Ele sabe que tem de brigar pela posição, mas sabe que é o titular. Isso aumenta a confiança. Ele tem uma tática e uma inteligência superior e o Fluminense está num momento ofensivo muito bom. O Pedro, tecnicamente, está entre os 5 melhores do Brasil. Tem uma técnica muito acima, que em algumas situações até o atrapalha. Já conversei sobre isso, ele precisa ter um melhor aproveitamento no simples, no básico. Com o carinho do torcedor, vai chegar em um nível superior muito mais rápido - concluiu o treinador.


Texto: Comunicação/FFC 
Fotos: Lucas Merçon/FFC






Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original