02/12/2016 10:00 - EM
Futebol
Abel Braga e Fluminense: uma história que ganha novo capítulo
Como jogador, revelado nas categorias de base do clube e profissionalizado na década de 1970; À beira do campo, bicampeão carioca e comandante do tetra


">

O Abelão está de volta. E pronto para escrever novos capítulos em uma história já recheada de grandes contos. O início de tudo foi nas categorias de base, quando um zagueiro para lá de sério dava os primeiros passos no futebol e buscava a chance de dar um rumo na vida. Entre 1971 e 1976, fez 75 jogos, marcou três gols e, posteriormente rodou o Brasil. Retornou em 2005, desta vez como técnico e conquistou o Carioca daquele ano. Saiu novamente. Mas não parou por ali. Em 2011, já na gestão Peter Siemsen, Abel Braga voltou às Laranjeiras para ganhar mais um estadual e ser o comandante do Tetracampeonato brasileiro.

Apenas esta introdução seria o suficiente para marcar história. Mas o Fluminense e Abel querem mais. Por esse motivo, clube e técnico se acertaram para uma terceira passagem. Aliás, Abelão é o terceiro treinador que mais dirigiu o Tricolor à beira do campo, com 219 partidas (115 vitórias, 44 empates e 60 derrotas). E contando...

- O torcedor pode ter certeza de que o Fluminense terá um time com identidade, com alma. Estou chegando com muita vontade de trabalhar e com paixão. Sou tricolor. O clube evoluiu muito. Não dá para chamar aquele local na Barra da Tijuca de CT. Deram uma ideia lá embaixo e gostei. É uma Vila dos Guerreiros. O Fluminense alcançou a maioridade e nossa força é nossa história. Estamos prontos para lutar à altura de nossa tradição - disse Abel.

">

"Esse clube me formou homem na etapa mais importante da minha vida". Essa frase, dita por Abel na coletiva de apresentação em 2011 mostra o quanto o Fluminense é importante para o treinador. Como jogador, teve a oportunidade de ser treinado pelo ex-zagueiro e grande ídolo Pinheiro, a quem tem como espelho e de quem herdou não só o jeito sério, como o profundo respeito e admiração pelas três que traduzem tradição.

- Pinheiro foi fundamental. Foi o técnico que mais me deu bronca e que mais me ensinou. Eu saí de atacante para zagueiro e precisei aprender todas as noções da nova posição. E se hoje sou esta pessoa, tenho caráter e sou um treinador, devo muito ao Pinheiro e ao Fluminense - afirmou.

Em sua última passagem pelo Fluminense, que durou pouco mais de dois anos, Abel Braga lamentou ter que deixar o clube. O presidente Peter Siemsen, que cumpre seus últimos dias de mandato, também disse que a saída do treinador foi uma com a qual ele não concordou na época. Mas quis o destino que houvesse tempo de reparar e a relação fosse retomada. E com promessa de muitas conquistas pela frente. Pode comemorar, torcida tricolor. O Abelão está de volta.

Autor: Vitor Pimenta - Comunicação Institucional FFC
Fotos: Arquivo FFC e Nelson Perez / Fluminense FC

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original