Fluminense confirma compromisso com Desenvolvimento Sustentável

Fluminense trabalha pela construção de um futuro melhor

O Fluminense é um clube totalmente comprometido com o Desenvolvimento Sustentável. Neste sentido, o Tricolor é uma rara instituição no futebol mundial que tem uma diretoria específica para o setor. Além disso, o próprio presidente Peter Siemsen fez questão de preparar e assinar um documento identificando a filosofia e as práticas do clube em busca de um futuro melhor.

- O Fluminense Football Club acaba de mostrar com a declaração do presidente Peter Siemsen, Fluminense Verde Esperança, a sua posição pioneira na história do futebol e dos esportes no Brasil. Este momento significa um passo a frente no comportamento de uma instituição desportiva atrelada ao clima e às ações sociais no planeta Terra, em que o esporte e a natureza caminham juntos. Desde dezembro de 2011, com a criação da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável, o clube estava mostrando sua determinação com o futuro, e agora sacramentada com a declaração abaixo. É Importante salientar que diversos projetos em execução como a busca pelo reuso de água, utilização de energias renováveis, reflorestamento do bioma da Mata Atlântica, coleta seletiva de resíduos estão atrelados a outros como a formação de profissionais e atletas com cursos para essas novas práticas – disse Luiz Carlos Rodrigues, diretor de Desenvolvimento Sustentável do clube.

Confira abaixo o documento preparado pelo presidente nas versões em português e inglês, respectivamente:

Declaração do presidente

O Fluminense Football Club entende que o esporte e a natureza caminham juntos e, dessa forma, se compromete a zerar as emissões de gases efeito estufa – GHG em todas suas atividades econômicas desportivas, em consonância a decisão da COP – 21 de buscar metas para que o aquecimento global fique bem abaixo até o ano de 2100.

Hoje estamos frente a uma nova realidade no planeta em que o aquecimento global e as mudanças climáticas têm sido identificados como parte dos maiores desafios que a humanidade enfrentará em décadas futuras.

Essa ocorrência tem impacto tanto nos seres humanos quanto nos sistemas naturais e pode causar alterações significativas no uso desses recursos naturais tanto nas atividades econômicas quanto na vida da população.

Nesse sentido, o Fluminense Football Club, em dezembro de 2011, criou a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de se adequar a um sistema de planejamento e produção de serviços dentro das conformidades ambientais.

A nossa gestão comprometida com o trabalho para desenvolver uma sociedade sustentável. O nosso projeto está estruturado em três prioridades-chave como parte da nossa visão ambiental de longo prazo;

1 - Harmonia com a natureza - contribuir com a biodiversidade com o reflorestamento e restauro do bioma Mata Atlântica, educação ambiental.

2 - Valorização dos recursos naturais - ações operacionais de treinamento dos funcionários, busca de materiais recicláveis, redução de desperdício

3 - Reduzir emissões de CO2 - a incorporação do sistema de coleta seletiva de resíduos no clube atua de duas formas na redução dos gases GHG, sistematiza o reaproveitamento e modifica as necessidades de matérias primas para diversos produtos. Diversos projetos de redução de emissões estão em nosso bloco de metas para as próximas décadas.

Peter Eduardo Siemsen
Presidente do Fluminense FC

Message from the President

Fluminense Football Club values the relationship between nature and sports so much so that we aim at neutralizing greenhouse gas emissions in all our sports and operational activities, in accordance with the COP 21 goal of reducing global warming significantly by 2100.

Global warming and climate change are the main challenges humanity will face in the next decades, causing drastic impact on bio systems and the use of natural resources.

True to its tradition of leading change and innovation since 1902, Fluminense FC established in 2011 a Sustainable Development Department with the objective of adjusting its planning and operations, observing benchmark environmental standards.

The club’s administration is committed to a sustainable society. Our project has three key priorities, as part of our long-term environmental vision:

1 – Harmony with nature – through environmental education and action, Fluminense FC seeks to preserve biodiversity, especially with the reforestation and maintenance of part of the Atlantic Forest biome, where most of its operations take place.

2 –Acknowledgement of the value of natural resources – through training and guidance of Fluminense FC employees, preference for recyclable and reusable material, and waste reduction.

3 –CO2 emission reduction – through selective collection of residues, Fluminense FC reduces CO2 emission by systematizing reuse and by modifying the need for primary resources. Different CO2 emission reduction projects are on our pipeline for the next decades.

Peter Eduardo Siemsen
Fluminense Football Club president