10/05/2018 16:30 - EM
Futebol | Clube
Flu participa do projeto Torcedor Pela Paz do Instituto FairPlay
Tricolor foi pioneiro e esteve no lançamento do programa nesta quarta-feira


Em busca de maior segurança dentro e fora dos estádios brasileiros, o Fluminense participa do projeto Torcida Pela Paz, liderado pelo Instituto FairPlay. Convocando todos os setores da sociedade, o projeto tem como objetivo principal comandar um movimento de paz no futebol, incentivando o respeito entre as torcidas e reforçando a consciência de que rivais não são inimigos. O Tricolor foi pioneiro, sendo o primeiro clube a integrar-se ao projeto.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

A metodologia do Torcida Pela Paz conta com palestras, atividades experimentais e lúdicas, exercícios em grupo e encenações culturais cujos temas serão focados no relacionamento saudável entre torcedores. Os pontos focais serão escolas, vilas olímpicas e escolinhas de futebol, onde haverá a inserção do programa nas aulas de Educação Física, capacitação dos professores e treinadores de todas as atividades esportivas disponíveis e distribuição de material educativo. Como não poderia faltar, os estádios também estão incluídos no circuito, com a instalação de equipamentos para o desenvolvimento de atividades, jogos e brincadeiras.

O programa ainda espera contar com a atuação de ex-atletas e ídolos do futebol e a implantação de um observatório brasileiro de violência no esporte, além de oferecer cursos à distância para a formação de gestores de clubes esportivos em temas relacionados aos objetivos do projeto, curso de capacitação dos Agentes de Segurança Pública (Policia Civil e Militar) para coibir crimes esportivos e um curso de Direito Desportivo.

Nesta quarta-feira, aconteceu o lançamento do projeto no Instituto FairPlay e o ex-jogador e tetracampeão mundial Bebeto, que é influenciador da campanha, falou sobre a importância do Torcida Pela Paz para o futebol brasileiro.

- Sempre falo que o esporte é uma ferramenta muito poderosa de inclusão social, o futebol mudou minha vida. É importante preparar cidadãos de bem e incentivar o amor ao próximo. E esse projeto vem justamente para isso, para trazer paz nos estádios, para o torcedor ir torcer pelo seu clube sem violência. Queria dar parabéns ao Fluminense por ter sido o primeiro clube a aceitar participar do projeto - disse Bebeto.

Tony Torres, diretor presidente do Instituto, destacou a mobilização da sociedade como um dos fatores principais para a mudança no comportamento do torcedor a longo prazo.

- Precisamos nos mobilizar e nos inconformar com essas questões. Nós acreditamos que o esporte pode fazer a diferença, o jogador de futebol é exemplo para as crianças e para a sociedade em geral, e a gente tem que assumir essa responsabilidade e fazer dessa influência uma coisa positiva. Não temos a pretensão de mudar tudo de uma hora para outra, mas queremos mobilizar o máximo de pessoas para essa causa - declarou.

Filho do ídolo Carlos Alberto Torres, que foi o fundador e presidente de honra do Instituto FairPlay, Alexandre Torres ressaltou a urgência da criação de um projeto com essa finalidade e lembrou que a violência é uma das causas para o esvaziamento das arquibancadas, o que prejudica os clubes.

- É muita satisfação. Esse projeto se tornou urgente devido ao temos acompanhado na questão da violência, brigas entre torcidas, invasões e confusões. Precisamos cuidar do produto futebol, para formar uma nova geração de torcedores que possa ir ao estádio sem medo. Os clubes estão vendo com bons olhos e enxergando até como uma oportunidade de negócio no futuro, porque um estádio vazio é prejuízo para qualquer clube. E a violência sem dúvida é um dos motivos que afasta o torcedor dos estádios - afirmou Torres.

Texto: Comunicação/ FFC

Fotos: Comunicação Instituto Fair Play





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original