Licenciamentos

A marca do Fluminense Football Club é capaz de agregar valor a qualquer produto, em qualquer mercado. Consolidada nacionalmente e em franca expansão internacional, o sucesso da marca Fluminense passa, entre outros fatores, por um contínuo e criterioso controle de qualidade de cada mercadoria ou serviço com a qual está associada.

A gestão dos produtos licenciados do Fluminense leva em conta a observância da correta aplicação da marca e dos símbolos do clube, além do posicionamento de cada elemento dentro do mix de produtos e serviços ofertados. Os princípios de boas práticas gerenciais que norteiam o posicionamento mercadológico do Fluminense devem ser respeitados por toda empresa parceira do clube.

A importância de se trabalhar a busca da excelência qualitativa e estética dos produtos licenciados se justifica na visão de que cada mercadoria é mais uma importante interface entre o Fluminense e seu maior patrimônio – o torcedor tricolor.

Processo de Licenciamento

Proposta de licenciamento
A empresa deve entrar em contato com o Departamento de Marketing do clube e contatar o responsável pelo licenciamento. Nesse primeiro contato, a ideia será analisada e assim, verificada a possibilidade da realização do contrato e a idoneidade da empresa. Serão levados em conta os requisitos mínimos que a empresa precisa atender e se não há outro contrato em vigência que impeça o licenciamento do novo produto.

Negociação/Contrato
O contrato gira em torno em alguns aspectos básicos: Descrição do(s) produto(s); porcentagem de royalties (valor pago ao clube que incide sobre o faturamento do produto); garantia mínima (valor mínimo que a empresa licenciada deve pagar ao clube durante a vigência do contrato); prazo de validade em que a empresa poderá fabricar e comercializar os itens com a marca Fluminense Football Club; entre outros.

Desenvolvimento do protótipo
O Fluminense fornecerá o seu Manual da Marca, no qual estão especificadas todas as aplicações corretas de seus símbolos, o que garantirá a autenticidade do produto. Munida dessas informações, a empresa desenvolverá o layout para ser aprovado pelo Clube.
Após a aprovação do layout, o próximo passo é a confecção do protótipo do produto. O item será analisado e, quando aprovado, a licenciada dará início a produção em escala e venda.

ANTI PIRATARIA

O Fluminense Football Club adotou o uso de selos holográficos em seus produtos licenciados. Estes selos ajudam no controle nas vendas e ainda ajudam o torcedor tenha certeza que está comprando um produto oficial.

              

Baixe aqui a Lista de Licenciados