17/03/2017 12:11 - EM
Xerém
Técnico do Sub-15 explica o desenvolvimento dos atletas em Xerém
Leonardo Ramos considera que o Fluminense tem a mais completa academia de formação do Brasil e fala das expectativas para a temporada


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

O técnico Leonardo Ramos sabe que o segredo de uma boa formação está nos estudos

A Taça Guanabara Sub-15 começa neste final de semana e a mais completa academia de desenvolvimento de jogadores do Brasil estreia contra o Campos, domingo, às 15h, em Xerém. O técnico da categoria, Leonardo Ramos, conversou com o site oficial e explicou um pouco mais do trabalho de formação realizado em Xerém.

Metodologia de treino

"O Fluminense trabalha de forma diferente. O trabalho de formação dos atletas do Sub-15 é pautado no desenvolvimento dos aspectos psicossociais, técnicos, táticos e fisiológicos. Como norteador, temos um currículo de formação no qual definimos o que é necessário desenvolver em atletas em formação do Sub-11 ao Sub-20. Cada geração de atletas que vem da categoria Sub-13 para a Sub-15 chega com os conteúdos desenvolvidos nas categorias menores, a partir daí damos sequência a este processo de formação buscando o desenvolvimento de todos esses aspectos. O Fluminense tem um trabalho transdisciplinar, desenvolvido em uma metodologia única, buscando objetivos preestabelecidos para que os atletas completem seu ciclo até a equipe principal, que é o nosso objetivo".

Formação completa

"O trabalho de formação desenvolvido pelo fluminense é o mais completo que conheço, por contemplar a iniciação no futsal, que é extremamente importante para a formação, ou nas escolinhas oficiais, o meio do processo, que é representado por Xerém e toda sua metodologia, em um trabalho transdisciplinar muito bem estruturado, e no final desta cadeia temos o Flu-Europa, representado pelo Samorim, que nos permite lançar nossos atletas no mercado europeu profissional. Lembrando que o clube é o que mais aproveita os jogadores da base no elenco principal, como vemos no atual time do Abel Braga. Por isso entendo que o trabalho feito no Fluminense contempla todas as etapas necessárias e tudo isso é desenvolvido por profissionais da mais alta qualidade".

Importância dos estudos

"Com muita seriedade é desenvolvido o trabalho em Xerém, buscando sempre formar um melhor atleta pra a equipe principal, sabemos da importância dos estudos para nossos jovens atletas e acreditamos que se formarmos uma pessoa melhor, teremos um melhor jogador. Sendo assim, temos total interesse no desempenho dos nossos atletas na escola, as assistentes sociais do clube estão sempre em contato com a diretoras dos colégios onde estudam nossos meninos no intuito de obter informações sobre  frequência, notas e comportamento deles. Temos um grupo de psicologas também tratando diariamente destes meninos. A formação escolar precisa andar junta com a formação atlética. O Fluminense oferece curso de inglês para os atletas e isso exemplifica bem o que pensamos sobre a importância dos estudos".

Formando mais do que atletas

"Xerém ajuda muito no processo de desenvolvimento dos seus treinadores. Tivemos um curso ministrado por instrutores da UEFA, que foi proporcionado pelo Fluminense, que nos ajudou muito. O clube sempre nos incentiva a fazer cursos de qualificação, como o da CBF, além das viagens internacionais, para competições, que nos permite conhecer outras metodologias de trabalho, de outros países tradicionais no futebol. Temos muitos especialistas em Xérem e continuamos buscando evoluir, para dar sempre o melhor retorno ao Fluminense".

Títulos x Formação

"O mais importante é sempre o desenvolvimento do jogador. O objetivo final é tornar o atleta apto a atuar no time principal, mas sabemos o quão importante é formar atletas com uma mentalidade vencedora, pois o Fluminense, com toda sua história e grandeza, sempre almeja o título. Sempre vamos entrar em uma competição com o pensamento de conquistar o título, mas sem nunca esquecer que o nosso principal objetivo é a formação dos atletas para a equipe principal".

Expectativas em 2017

"O Fluminense tem uma metodologia de trabalho pautada na filosofia de jogo desejada pelo clube. Xerém prioriza a busca constante por espaço, o jogo rasteiro com dribles e passes, o fair play, etc. Buscamos isso nos treinos e acredito que vamos conseguir colocar isso em campo ao longo da temporada. Todos podem esperar este estilo de jogo ofensivo e competitivo do nosso Sub-15. Respeitaremos as tradições do clube e estaremos sempre utilizando atletas com potencial para jogar na equipe principal e com certeza lutando por títulos, como o Fluminense sempre faz".

Comunicação Institucional FFC
Fotos: Mailson Santana/Fluminense FC





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original