23/03/2018 16:42 - EM
Xerém
Paulo Autuori participa de reunião de formação continuada de Xerém
Diretor Esportivo de Futebol ministra palestra, conversa e debate sobre a metodologia de formação da base do Fluminense


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Aconteceu em Xerém mais uma reunião do programa de formação continuada da base do Fluminense e o encontro desta quinta-feira foi especial, pois contou com a presença do Diretor Esportivo de Futebol Paulo Autuori. O dirigente tricolor ministrou uma palestra, conversou e debateu com os profissionais que formam a molecada do Flu.

- Foi uma reunião importante por vários motivos. Existe uma ideia clara do que se quer do futebol do Fluminense. Primeiro é ter uma visão sistêmica, onde o todo é muito mais importante do que as partes envolvidas. Saímos já da multidisciplinaridade para a transdisciplinaridade, isso é a interação de todos e que as partes saibam muito bem o seu papel e também o papel dos outros envolvidos no processo, para que se tenha respeito e que se alinhe ideias, conceitos e princípios. Reuniões como essa são sempre importantes, pois precisamos sempre respeitar três situações: onde, quem e quando. Ou seja, o momento certo, as pessoas certas e o local ideal para termos este tipo de debate e reflexão em relação daquilo que deve ser o papel da formação nos dias atuais do futebol - comentou Paulo Autuori.

O Fluminense possui uma metodologia de treino e uma filosofia de jogo própria em sua formação. Um documento orientador, que guia os profissionais da base, para que todos possam falar a mesma língua e desenvolver o modo Xerém de se entender e praticar o futebol. Toda semana, os profissionais da base do Tricolor se reúnem para debater e atualizar a metodologia do clube.

- Quando se fala em formação, se pensa muito na ideia do intuitivo, que é algo importantíssimo, mas desde que tenha também o deliberado, ou seja, que você programe, planeje, que tenha muito claro aquilo que se deve fazer, que seja alinhado dentro de uma organização, que precisa ser respeitada em termo de complexidade, em termos pedagógicos. E fundamentalmente que não se perca em relação a cultura dos clubes brasileiros com as trocas de gestões, por conta das políticas dos clubes. Isso normalmente gera mudanças, o que faz com que o trabalho esteja sempre começando do zero, sempre se reconstruindo. Infelizmente não é um "privilégio" só do futebol, é algo que acontece por todo o nosso país. Aquele pensamento de que o que o outro está fazendo não é bom, só pela fato de não ter sido você que fez. Isso não pode acontecer em formação de atletas. O importante é que sabemos aquilo que queremos, estamos caminhando em busca dos nossos objetivos, o caminho é longo, é complicado, não será com a velocidade que todos nós gostaríamos, mas esta claro que já existe aqui em Xerém um documento orientador para a formação e que deve ser respeitado, sem engessar ninguém, que todos possam participar, tendo um processo criativo, que é o nosso diferencial - comentou o Diretor Esportivo de Futebol.

Para os profissionais de Xerém, ter a participação de Paulo Autuori no processo de desenvolvimento foi fundamental para a troca de experiência e a possibilidade de escutar um profissional campeão e com uma visão de futebol diferenciada.

- A presença do Paulo Autuori na nossa reunião de formação continuada foi importantíssima para, além de tudo, acelerarmos o processo de integração entre Xerém e o futebol profissional. Multicampeão e uma pessoa muito inteligente, diferente. O Paulo pôde passar seu conhecimento para nossos profissionais e ainda debateu, trocou ideias, escutou... foi uma reunião muito boa. Tenho certeza de que todos puderam sair do encontro melhor do que quando entraram e é isso que buscamos sempre, evoluir nossos profissionais, para que eles, cada vez mais capacitados, possam desenvolver um atleta que seja uma melhor pessoa e um melhor jogador - comemorou o diretor esportivo da base, Marcelo Teixeira.

Comunicação FFC
Fotos: Mailson Santana FFC





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original