21/12/2017 16:32 - EM
Futebol
Paulo Autuori é apresentado nas Laranjeiras
Novo diretor esportivo de futebol profissional foi apresentado nesta quinta-feira na sede do clube


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


O Fluminense apresentou na tarde desta quinta-feira o novo diretor esportivo de futebol profissional, Paulo Autuori. O conceituado ex-treinador concedeu entrevista coletiva no Salão Nobre do clube, nas Laranjeiras, e falou sobre o novo desafio no Tricolor.

O presidente Pedro Abad, o vice-presidente de futebol, Fabiano Camargo e o diretor executivo geral do clube, Marcus Vinicius Freire também participaram da coletiva de imprensa. Confira os principais pontos.


PAULO AUTUORI

CHEGADA AO FLU
Satisfação e orgulho em poder estar vinculado a um clube da excelência e história do Fluminense. O que me fez vim para cá é que levo na minha vida, é que gosto de estar ao lado de pessoas sérias, transparentes, corajosas e com ideias. Desde o primeiro contato que tive com o Pedro Abad e com o Marcus Vinicius Freie, senti que estava de frente com pessoas dessas características, que acreditam em Projetos institucionais e não apenas em projetos pessoais.

FUNÇÕES
Minha personalidade não me permite exigir tomada de decisões isoladas, sou um homem de equipe, como treinador, estou acostumado a dificuldades, ao emergencial, não é a primeira vez que estou na função. Minha questão é a parte técnica estratégica, minha tarefa é ter ideias e participar da operacionalização dessas ideias diretamente no futebol do Fluminense.

DESAFIOS
O maior desafio sempre é o próximo, principalmente na carreira de treinador, não tem como comparar momentos distintos. Acho que é um grande desafio e estou feliz comigo mesmo por respaldar minhas palavras com gestos e atitudes. No Atlético-PR, quando falei que iria para o cargo de gestor e não voltaria a ser treinador, tive oportunidades de voltar, mas me propus a dar continuidade a isso. Então, estou feliz por isso, de ter respondido através de atos de que não voltaria a fazê-lo e dentro disso, é um grande desafio para mim, numa instituição de excelência.

INTERAÇÃO
Uma das minhas responsabilidades será potencializar essa interação do futebol do clube como um todo, não há como gerir um clube falando em profissional e base, existe o futebol do clube e precisa estar alinhado em relação a tudo. Temos uma preocupação com a identidade do clube, tem a ver com a maneira de interpretar futebol e não podemos ser desleais com isso. Sempre contextualizando dentro daquilo que é o futebol atual. Um dos meus grandes desafios é justamente essa interação, interpretado de maneira única em todas as categorias.

FINANÇAS
A crise financeira não tem a ver só com o Fluminense, mas com o nosso país. Dentro dessa ideia, só há um momento de sair desse círculo vicioso que é o futebol brasileiro, com populismo tremendo, no qual os resultados dentro do campo podem não aparecer de imediato. Então, há cobrança por parte de torcedores e imprensa por contratação de jogadores, os dirigentes contratam sem se preocupar com a saúde financeira e passam a ter problemas financeiros em toda a cadeia. Como que se para isto? Com coragem, com transparência, com ideias criativas e acima de tudo, pensando no bem da instituição como um todo.

ABEL BRAGA
O Abel, mais do que títulos, é um campeão da vida e por isso, tenho orgulho e satisfação de estar ao lado dele. Costumo dizer que posso ter muitos títulos e faixa de campeão, mas nada é mais significativo do que ser campeão da vida. Mais do que isso, tenho amizade com o Abel de muito tempo, espero que ambos possamos dar nosso melhor para que o Fluminense possa atingir os objetivos que se propõem e os anseios de sua torcida, que é ter futebol de qualidade, de vitórias e de títulos.

GUSTAVO SCARPA
O objetivo é justamente entender que o clube tem que ter grandes jogadores, a vontade que os outros clubes tem de ter o Scarpa demonstra a qualidade do mesmo. Também serei responsável pela criação do perfil de jogador que interessa ao clube, em termos de qualidade técnica é fundamental, comportamento, profissionalismo, da importância de distribuir os jogadores dentro da equipe e ter uma equipe competitiva, potencializar isso. Numa possível negociação do Scarpa, temos que trazer jogadores que possam dar peso à equipe como um todo.

STK FLUMIENSE SAMORIN
Antes me referi à visão de futebol do clube, nossa ideia é trabalhar o futebol como um todo. O que me seduziu foi o projeto como um todo e Samorin é um dos braços desse projeto, foi isso que me seduziu e me fez estar aqui hoje.




- PEDRO ABAD

EQUIPE

Temos uma dupla gigantesca comandando o futebol do Fluminense, Autuori na direção e Abel no campo. É o começo de 2018 para a gente, juntamente com o Fabiano Camargo, vice-presidente de futebol.

VP DE FUTEBOL

A vice-presidência é um cargo estratégico e o Fluminense tem hoje um caminho muito bem traçado, é um clube formador que vai buscar o complemento no mercado. O Fabiano vem para intensificar o cumprimento dessa estratégia no dia a dia da operação do futebol. Ele também estará dentro do dia a dia, acompanhando tudo o que está sendo feito. Já o conheço há muitos anos, é uma pessoa de total confiança, com caráter e por isso foi escolhido para a função.

DECISÕES

A gente tem nosso grupo gestor de futebol e todas as decisões saem assim, todo mundo é responsável por tudo, a decisão é de todos. Depois, a gente analisa o que deu certo e o que deu errado para que o conjunto se comprometa com as decisões tomadas.

FRED

Sobre negociação, a gente não gosta de se manifestar, mas é natural que isso aconteça quanto ao Fred, que é ídolo do Fluminense. Claro que também entramos em contato com o agente dele, mas isso é o máximo que podemos divulgar. É uma pessoa fantástica, um ótimo jogador, e é óbvio que o clube sonha em tê-lo no clube novamente. De qualquer forma, é um atleta profissional e tem todo o direito de escolher o futuro dele. Mas o Fluminense está atento e é o máximo que podemos dizer no momento.


- MARCUS VINICIUS FREIRE


Nós ficamos com dois cargos em aberto e a função desse comitê é dividir a responsabilidade e cada um com seu papel. O meu é o complemento não futebol, se é importante para o nosso Marketing, , se a nossa área de Comunicação vai usar bem as ações. Então, a minha função é exatamente a que não for a dos outros dentro do futebol.

 

- FABIANO CAMARGO


Meu cargo como vice-presidente de futebol é defender os interesses do Fluminense dentro do departamento de futebol. Como torcedor, gosto muito do Fred, é um artilheiro. Quanto à possibilidade dele vir para o Fluminense, claro que todo grande jogador desperta o interesse e não é diferente aqui no Fluminense, mas temos uma prática antiga de não falarmos sobre negociação.


Confira mais fotos da coletiva aqui.


Texto: Comunicação/ FFC
Fotos: Lucas Merçon e Mailson Santana/ FFC







Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original