13/09/2017 10:32 - EM
Futebol | Clube
Meia Marquinho recorda 'atmosfera sensacional' no último jogo com LDU
Equipes se enfrentaram na final da Sul-Americana de 2009, para mais de 80 mil pessoas no Maracanã



Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!


O dia dois de dezembro de 2009 não sai da cabeça do meia Marquinho. Desde a batucada dentro do ônibus, na saída da concentração, até os aplausos após o apito final - mesmo sem o título -  o jogador se recorda de todos os detalhes daquela final de Copa Sul-Americana, contra a LDU. A noite no Maracanã é inesquecível pelo placar de 3 a 0, por causa do jogo muito pegado dentro de campo, mas principalmente pela espetacular festa promovida pela torcida tricolor. O  placar de 5 a 1 para a LDU no primeiro jogo da final poderia ser a justificativa para um público reduzido no Maracanã, mas não foi o que se viu. Mais de 80 mil tricolores empurraram o time rumo a uma virada histórica, que não aconteceu por detalhes.

"Foi um jogo muito pesado, lembro que teve briga com juiz, teve briga entre os jogadores e muita discussão. A gente conseguiu o 2 a 0 no primeiro tempo e a torcida estava toda em cima, empurrando a gente. Uma sensação incrível, indescritível. Tanto que no intervalo não fomos para o vestiário, ficamos em campo, depois sentamos no banco de reservas, para permanecer naquele clima. Tentamos de tudo na segunda etapa. O Fred foi expulso e não dá para dizer se com ele em campo conseguiríamos mais gols. A arbitragem também prejudicou demais", lembra Marquinho.

Apito final. O título não veio, mas a história foi escrita. A torcida cantava a plenos pulmões. Era o ato final de uma festa que começara horas antes do jogo, do lado de fora do Maracanã, onde milhares de tricolores recepcionaram o ônibus dos jogadores. Dentro do estádio, luzes, fogos, bandeiras, balões, mosaico... todas as formas de manifestar o amor ao clube.


"Logo na saída do hotel, a gente estava entrando no ônibus e o Cuca chamou o Diguinho e eu. Nós, juntos com o Ruy, que tinha um banjo, e o Tartá, que fazia o batuque, comandávamos a “bagunça” no fundo do ônibus. E o Cuca pediu para a gente fazer muito barulho, brincar bastante, porque ele estava sentindo o grupo muito tenso e queria que o pessoal relaxasse. E assim foi, todo mundo empolgado, gritando e a gente nem percebeu o trajeto. Quando fomos chegando no Maracanã percebemos aquela multidão nos cercando, fazendo o corredor para o ônibus. Aquilo foi muito marcante. Eu me lembro de ver alguns jogadores chorando de tão emocionante que foi. No caminho para o vestiário colocaram cartazes com mensagens das nossas famílias... foi tudo muito empolgante. Foi um pecado a gente não levar aquele título, mas a experiência de ter estado em campo naquele dia foi única. O final do jogo com a torcida de pé, cantando e aplaudindo foi sensacional. Para o clube, o jogo na sequência, contra o Coritiba, foi mais importante, mas essa partida contra a LDU nunca vai sair da minha cabeça", recorda o meia, que marcou gols na ida contra LDU e diante do Coritiba, dias depois da final.

Marquinho se recupera de cirurgia no joelho direito e ainda não tem previsão para retornar aos gramados. O Fluminense volta a enfrentar a LDU nesta quinta-feira, no Maracanã, e a expectativa é de mais um show da torcida tricolor. Não fique de fora desse clássico Sul-Americano. Os ingressos ainda estão à venda com preços promocionais. Saiba como adquirir o seu aqui.

Texto: Comunicação/ FFC
Fotos: Reprodução YouTube/ Arquivo FFC





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original