05/09/2018 15:00 - EM
Olímpico
Irmãos que vestem a camisa tricolor
Parceria na vida e no esporte


Nesta quarta, 5 de setembro, data em que se comemora o Dia do Irmão, o Fluminense mostra parcerias que vão muito além do laço familiar e chegam ao esporte. Em diversas modalidades, a torcida começa em casa e vai até as quadras e piscinas. Nas Laranjeiras, não faltam bons exemplos de união, como os atletas Matheus (11) e Lucas Monteiro (17), do basquete, Letícia (13) e Julia Moura (20), do vôlei, e Alexia (16) e Vinicius Assunção (18), da natação.

Alexia e Vinicius são campeões de natação

Treinados pelo pai, Alexandre Assunção, Alexia e Vinicius brilham desde muito pequenos nas piscinas de todo o país. Ambos praticaram outros esportes, como tênis, muay thai, surf e skate, mas sabiam que a piscina fazia parte de suas vidas.

Segundo Vinicius, o estímulo desde pequeno o ajudou a seguir na carreira:

"Meus pais tinham uma equipe de competição e promoviam várias disputas internas no clube em que trabalhavam. Na infância até tentei outras modalidades, mas não teve jeito. Sempre me destacava na natação. E o trabalho em família é muito bom. Ser treinado pelo meu pai é ótimo, ele nos dá conselhos e conserta meus erros dentro e fora d'água".

"Somos um time dentro e fora de casa. Amo ter alguém que possa conversar comigo sobre natação, que entenda do assunto e me motive sempre", contou a nadadora, que recentemente faturou o título de bicampeã mundial escolar nos 100 e 200 metros costa.

Julia e Letícia Moura defendem o vôlei tricolor

No voleibol, as irmãs Moura são sinônimo de medalha. Apesar de terem começado na praia, em pouco tempo estavam nas quadras. Com a experiência de Julia nas categorias de base do Flu e um título de melhor líbero do Sul-Americano Sub-18 para Letícia, a parceria só aumenta.

"Comecei a praticar voleibol com 7 anos por influência da Julia. Acompanhava os treinamentos e jogos, ficava vendo o que ela fazia e logo entrei no pré-mirim. Assim como a minha irmã, também fui ponteira, mas sempre soube que meu negócio mesmo era ser líbero. Só que a diferença para por aí", contou Letícia.

Julia, que se divide entre os estudos para a carreira de Relações Públicas e as quadras, sabe que é um exemplo e revela sua admiração pela irmã caçula:

"Minha família é o que mais me faz feliz. A Letícia é minha melhor amiga e temos muita coisa em comum. Ela é uma pessoa muito determinada, que faz o que ama e é muito capaz. Até mais do que imagina. Vou sempre ser a torcedora número 1 dela. Família é a base de tudo".

Talento em família: Matheus e Lucas treinam basquete nas Laranjeiras


Matheus e Lucas aprenderam em casa a paixão pelo basquete. Filhos do ex-ala armador Ricardinho, um dos maiores nomes da modalidade no país, os jogadores treinam nas Laranjeiras e são comandados pelo próprio pai, técnico das categorias sub-13 e sub-17.

"Apoio da família não falta. Nos ajudamos dentro e fora das quadras. Nossos pais sempre nos incentivaram a praticar esporte. Sei que eles sempre estarão torcendo por nós", disse Lucas.

Segundo Matheus, a cobrança é enorme, mas o trabalho em família é enriquecedor:

"Meu pai é uma influência muito grande. Tanto que eu e meus irmãos jogamos basquete, um é exemplo pro outro. Claro que somos mais cobrados, mas aprendemos muito com esse desafio".

Para Ricardinho, o importante é que os filhos sejam felizes:

"Só quero a felicidade deles, é o que mais importa para mim. Em tudo que façam. Como qualquer pai, projeto o melhor para meus filhos. Como técnico, posso dizer que nossa convivência fica cada vez melhor. É ótimo trabalhar com eles, que vão me conhecendo como treinador e eu os conheço dentro da quadra também. Acho que se posso dar uma dica importante é essa, que sejam felizes".

Comunicação FFC







Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original