21/02/2018 14:00 - EM
Olímpico
Fluminense e ACADEF juntos pelo basquete adaptado
Clube e entidade se associam, montam time e buscam ampliar oportunidades para cadeirantes


Em parceria com a Associação Carioca de Deficientes Físicos - ACADEF, o Fluminense recebeu na manhã desta terça, 20, os atletas da equipe de basquete adaptado que irão representar o clube. Ao todo, 18 jogadores fazem parte do time, que passará a treinar nas Laranjeiras, visando o retorno à elite da modalidade. Todos receberam as boas-vindas do diretor executivo de Esporte Olímpico, Emanuel Rego, que falou sobre a importância do projeto e seus desdobramentos, que geraram os convênios e incentivos do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC:

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

"Estamos muito orgulhosos em tê-los aqui e queremos que se sintam parte da família. Todas as áreas estão dispostas a entender as necessidades do time e o que vocês representam para o Fluminense. É uma oportunidade incrível para um clube de futebol. Vocês são os embaixadores da modalidade no Rio de Janeiro e esperamos que se sintam bem, como sentimos ao recebê-los aqui. Queremos fazer a coisa toda acontecer", disse o gestor.

O basquete em cadeira de rodas foi criado na década de 40, nos Estados Unidos, tendo como principal objetivo minimizar as sequelas dos soldados feridos durante a Segunda Guerra Mundial. Primeiro esporte adaptado do Brasil, se tornou a modalidade mais difundida para pessoas com deficiência física. No Rio, a ACADEF existe desde 1997 e tem uma equipe própria, que faz parte da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas - CBBC:

"Montamos o time na década de 90 e aos poucos fomos conseguindo os equipamentos, que não são baratos para a prática do basquete adaptado, então o apoio do Fluminense é fundamental. Nossa ideia é formar atletas e o clube é parte importante nesse processo. Vai nos ajudar a ter mais integrantes na Seleção Brasileira", comentou Fernando Amaro, diretor da Associação.

A equipe será comandada pelo técnico Itamar Luis da Silva, que já participou de quatro paralimpíadas:

"É importante ter mais um espaço no Rio de Janeiro. Queremos montar um time competitivo e precisamos treinar e jogar. O Fluminense nos deu a oportunidade, tem uma ótima localização  e queremos trazer mais jovens e oportunidade para eles. Começamos com as turmas de iniciação, mas formamos e trabalhamos para que se profissionalizem. O nível dos atletas vem aumentando. Precisamos trabalhar firme e representar bem o Tricolor", finalizou.

Texto: Comunicação FFC
Fotos: Mailson Santana/FFC






Umbro orig original
Betano original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Hospitaldasclinicas original
Orthopride original
Avanutri original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original