17/05/2017 12:21 - EM
Futebol
Flu x Grêmio põe frente a frente treinadores com alma tricolor
Abel Braga, do Flu, e Renato Gaúcho, do rival, ajudaram a rechear a sala de troféus do Fluzão. Duelo na Copa do Brasil será disputado nesta quarta-feira, em Porto Alegre


Multicampeão pelo Fluminense, Abel conquistou o Brasileiro em 2012
O Fluzão luta pelo bicampeonato da Copa do Brasil em 2017 e enfrenta, às 21h45 desta quarta-feira, o atual campeão do torneio. Contra o Grêmio, na Arena em Porto Alegre, o Fluminense terá em Abel Braga o alicerce para buscar um bom resultado. O importante confronto, o jogo de ida das oitavas de final, colocará frente a frente Abelão e Renato Gaúcho, treinadores importantíssimos para a história do clube das Laranjeiras.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Somados, conquistaram o Tetracampeonato Brasileiro (Abel, em 2012), a inédita Copa do Brasil (Renato, em 2007) e dois Cariocas (Abel, em 2005 e 2012). À frente do Flu, Renato Gaúcho ainda levou o time à final da Copa Libertadores da América em 2008. Se tem mais títulos, Abel também leva vantagem nos números. Em seu comando, o Fluzão atuou 248 vezes, conquistou 131 vitórias, empatou em 50 oportunidades e foi superado em 67 partidas, o que dá ao técnico 62,9% de eficiência.

Renato foi o técnico do Flu na conquista da Copa do Brasil de 2007
Por sua vez, Renato comandou o Fluminense em 204 oportunidades, sendo 89 triunfos, 52 empates e 63 derrotas - 56,4% de aproveitamento. Falando apenas da Copa do Brasil, apesar de ainda não ter conquistado o torneio - levou o Flu à decisão da competição em 2005 -, Abelão também leva vantagem sobre o treinador adversário. Em 18 jogos, venceu 11, empatou três e perdeu quatro, obtendo 69,4% de aproveitamento. Quase oito por cento a mais que Renato (61,5%), que venceu seis de 13 compromissos do Flu no torneio, sendo superado em quatro oportunidades.

Vale lembrar que ambos os treinadores foram jogadores profissionais do clube. Em momentos e posições diferentes, Abel, zagueiro na década de 70, e Renato, atacante na década de 90, também conquistaram taças importantes para o Flu. Com 75 jogos e três gols marcados com a camisa tricolor, Abelão ostenta um tetracampeonato carioca - 1971, 73, 75 e 76 - que o deixa ainda mais enraizado na história do Fluzão. Mesmo com menos conquistas que Abel, Renato - que tem 71 jogos e 26 gols pelo Tricolor - será para sempre lembrado pelo famoso gol de barriga que deu o título do Estadual de 1995.


Texto: Comunicação/FFC

Fotos: Nelson Perez/FFC

Fonte: Carlos Santoro/Flu-Memória





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original