23/06/2017 10:00 - EM
Olímpico
FIBA retira punição e Brasil volta a jogar em torneios internacionais
Para não sofrer nova suspensão, Confederação Brasileira precisa seguir exigências nos próximos dois meses


Nesta quinta-feira, 22, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) emitiu um comunicado oficial, revelando ter condicionado o retorno do Brasil às competições internacionais a uma série de práticas que deverão ser adotadas pelos dirigentes nos próximos dois meses. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) havia sido suspensa pela entidade em novembro de 2016 por problemas administrativos.

A Fiba enfatizou que as próximas semanas serão cruciais para o futuro da Confederação Brasileira, que deverá enviar documentos e realizar ações. Caso as determinações não sejam respeitadas, a suspensão poderá retornar.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

Confira o comunicado da CBB:

Enfim, o dia 21 junho de 2017 chegou e todos nós, amantes do basquete brasileiro, tivemos a notícia mais aguardada e a primeira grande meta alcançada pelo time Transparência, ou seja, a Federação Internacional de Basketball (Fiba) anunciou o fim da suspensão aplicada, devido a falhas administrativas gestão anterior, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Trata-se de um dia a ser comemorado, pois recoloca o Brasil em evidencia positiva e nos dá a chance de fazer ainda mais ações em prol do crescimento e desenvolvimento do esporte que tanto amamos.

Mesmo em meio à suspensão e na situação que encontramos administrativamente e financeiramente a CBB, nos primeiros 90 dias de gestão, a nossa diretoria realizou algumas ações imprescindíveis e alguns feitos importantes foram alcançados, tais como:

- contratação de uma empresa de auditoria interna

- reunião na FIBA, em Genebra (Suíça), que apontou três diretrizes de trabalho: governança, financeiro e competição

- contratação de um consultor de mercado - Marcus Vinícius Freire, medalhista olímpico de vôlei e diretor executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)

- contratação de empresa especializada em marketing para pesquisa de valoração das propriedades da CBB e apresentação de um plano executivo para atuais patrocinadores e futuros

- contratação de empresas para captação de parceiros/patrocinadores

- visita aos agentes esportivos - Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e patrocinadores atuais (Nike e Eletrobrás)

- reunião com representante da LNB, da LBF e da NBA (com o compromisso de, acabada a atual temporada, revisão de contrato e conversa sobre planejamento)

- visita do representante da FIBA ao Brasil para acompanhar as ações da CBB

- LNB encaminha carta ao Ministério do Esporte abrindo mão de competições das categorias de base

- discussão com Liga de Basquete Feminino (LBF) sobre organização das futuras competições

- um dos maiores patrocinadores esportivos do mercado nacional entrega carta de intenção de patrocínio em mãos ao representante da FIBA, aguardando que suspensão seja revogada para investir na seleção

- liberação da Certidão Negativa de Débito (CND)

- assinatura de convênio para utilização do Centro de Treinamento do Clube Concórdia, em Campinas (SP)

- aquisição de um ônibus Mercedes-Benz personalizado para atender aos selecionados nacionais

- realização das copas regionais, que são as etapas classificatórias a Supercopa Brasil de Clubes

- planejamento das competições interclubes de base, que serão realizadas no segundo semestre deste ano

- abertura das portas da CBB para todos os amantes do basquete

- ações que geraram um significativo corte de gastos aos cofres da CBB

E, com o fim da sanção, a expectativa é que outras coisas positivas e conquistas aconteçam em curto, médio e longo prazo, abrindo o caminho para o acerto com parceiros e patrocinadores. O mais importante é que seguiremos trabalhando para elevar o basquete nacional, contando com o indispensável apoio das federações estaduais, que são determinantes para o desenvolvimento da modalidade, especificamente na descoberta e lançamento dos novos valores.

Os próximos passos da nossa gestão são estes: retorno das verbas do COB, já pré-definidas pela Lei Agnelo Piva; negociação com patrocinadores, a começar pelo máster, seguida dos demais; reapresentação dos projetos para comissão da Lei de Incentivo ao Esporte; definição e contrato dos novos treinadores das várias seleções; lançamento de um novo site, com novo visual; plano de utilização do CT tanto na parte esportiva quanto na comercial; e andamento do projeto do futuro CT de Jundiaí.

Enfim, a Transparência seguirá como a nossa maior bandeira ao longo desta administração e vamos seguir contando com o apoio irrestrito dos AMANTES DO BASQUETE BRASILEIRO para que, livre da punição, possamos caminhar e alcançar patamares cada vez mais superiores, para: reconquistar o lugar de direito do basquetebol brasileiro.

Atenciosamente,

Guy Peixoto Jr
Presidente da CBB


Texto: Comunicação/FFC

Foto: Mailson Santana/ FFC






Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original