26/09/2016 20:00 - EM
Xerém
Do futsal ao profissional, Xerém faz trabalho completo de formação
Jovens do Tricolor têm oportunidades de amadurecer na melhor base do Rio de Janeiro que conta inclusive com um Projeto Internacional em franco desenvolvimento


                                                     O Fluminense tem a melhor academia de formação do Rio 

Os resultados de Xerém são evidentes e cada vez mais a base do Fluminense se torna referência para os clubes brasileiros. Atualmente, são 11 jogadores no elenco principal e no time que venceu o Corinthians por 1 a 0, que briga por uma vaga na Libertadores, o técnico Levir Culpi utilizou quase metade dos jogadores provenientes da base. Eram cinco Moleques de Xerém entre os titulares. Douglas, Igor Julião, Gustavo Scarpa, Marcos Júnior e Wellington tiveram papel fundamental no triunfo.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

O Fluminense tem a melhor academia de formação do Rio de Janeiro e uma das melhores do Brasil. O destaque da base Tricolor vai muito além da ótima estrutura do CT Vale das Laranjeiras. O trabalho realizado em Xerém é completo, integrado e tem como principal objetivo formar os jovens jogadores para a o primeiro time do clube.

- O Fluminense tem um trabalho de formação completo, integrado e que se preocupa com o início, com o meio e com o fim de cada atleta de Xerém. Nossos meninos chegam ao clube bem novinhos através do futsal ou das escolinhas oficiais, o Projeto Guerreirinhos. É o nosso Jardim de Infância. É onde começamos a trabalhar o cognitivo dos meninos, respeitando a idade e a metodologia única que criamos para toda nossa base – contou o Gerente Geral da Base, Marcelo Teixeira.

            Futsal, Guerreirinhos, Xerém e STK Fluminense Samorin são integrados e fazem parte da formação da molecada

O Fluminense tem o futsal voltado para a formação de jogadores para o futebol de campo. O esporte, celeiro de craques por todo o mundo, é ligado diretamente à diretoria de Xerém e possui uma grande integração com atletas e profissionais das duas áreas. Os guerreiros das quadras são observados de perto pelos profissionais de Xerém.

- O Projeto Guerreirinhos é um dos diferenciais do Fluminense. Nossas escolinhas oficiais deixaram de ser somente comerciais e passaram a fazer parte de Xerém, totalmente integradas com o nosso trabalho de formação. Os resultados são fantásticos e têm servido como um grande braço da nossa captação. Os destaques das mais de 50 escolinhas espalhadas pelo Brasil e pela América do Sul são observados de perto e têm a oportunidade de ir para Xerém ser avaliados – explicou Marcelo Teixeira.

Em Xerém, o trabalho de excelência continua. Os jogadores trabalham a parte técnica, tática, física, psicológica e cientifica com os melhores profissionais do estado. Com uma metodologia de treinos e uma filosofia de jogo unificada entre todas as categorias, todos na base do clube falam a mesma língua e preparam os jovens valores para brilharem no futuro.

- É em Xerém que nossos jogadores se desenvolvem e se qualificam para atuarem no primeiro time. É como se fosse o ensino fundamental, médio e a faculdade. Fazemos um trabalho sério, preparando os jogadores para o futuro. Nosso lema “faça uma pessoa melhor, que teremos um melhor jogador” é aplicado o tempo inteiro. Além da parte técnica, física, tática, queremos formar um melhor cidadão, pois percebemos que com mais cultura e mais conhecimento, os meninos rendem melhor. Começamos a dar aula de inglês para os atletas. Trouxemos para a base a Michael Johnson Performance, que é um dos maiores institutos de performance do mundo – explicou o Gerente Geral da base.

              A Michael Johnson performance está presente todos os dias em Xerém melhorando o desenvolvimento dos meninos

O Fluminense tem uma parceria pioneira com a Michael Johnson Performance, cujo fundador e proprietário é o americano quatro vezes campeão olímpico Michael Johnson. Um coordenador atlético da MJP fica baseado em Xerém, com a responsabilidade de prover orientação na performance atlética dos meninos.

O trabalho de desenvolvimento dos jovens do clube não termina em Xerém. O aproveitamento dos jogadores formados vai além do time principal. Como no processo de formação do futebol não há como absorver todos que sobem, o Fluminense estruturou um projeto mais amplo de valorização e formação das joias tricolores. Se o atleta não for aproveitado no profissional, ele tem a opção de ser emprestado para times do Brasil e do exterior a fim de ganhar mais visibilidade ou voltar mais experiente e valorizado.

    Atacante Marquinhos Calazans participou do projeto Plano de Carreira e se tornou uma melhor pessoa e um melhor jogador

- A inserção do Fluminense na Europa é um primeiro passo para que a gente possa ter um desenvolvimento global do processo de formação da nossa base. Já fazíamos este investimento com o nosso Plano de Carreira, que foi experimentado e funcionou. Temos como exemplo o nosso time campeão do Brasileiro Sub-20, que contava com jogadores que fizeram parte do Projeto. quando eles voltaram, nós percebemos que tínhamos transformado aqueles meninos em uma melhor pessoa e em um melhor jogador. Com o STK Fluminense Samorin poderemos fazer isso de uma forma mais controlada, é a evolução do Plano de Carreira. O nosso projeto na Europa é a pós-graduação destes meninos. O jogador sai de Xerém com um bom conhecimento, mas vai para uma formação de nível muito mais elevado, enfrentando uma intensidade de jogo maior do que se encontra na base brasileira, enfrentando jogadores até 15 anos mais velhos que eles – afirmou Marcelo Teixeira, para em seguida completar:

- Quando se trata de trabalho de formação e desenvolvimento, estamos falando de médio e longo prazo. Nosso objetivo é ver em alguns anos jogadores no primeiro time, treinando no CT da Barra, que passaram por todos estes processos. Estamos no caminho certo. É Xerém preparando um melhor Fluminense para o futuro – completou.

Comunicação Institucional FFC
Fotos: Mailson Santana / Fluminense FC





Umbro orig original
Betano original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original