26/10/2016 17:50 - EM
Xerém
Base do Flu tem trabalho completo e integrado de formação
Futsal, Guerreirinhos, Xerém e Samorin. Base do Flu apresenta trabalho completo e integrado ao Conselho Deliberativo nesta terça


Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

O coordenador técnico da base, Marcelo Veiga, mostrou a integração entre os departamentos da base do Fluminense

Na noite desta terça-feira, a reunião do Conselho Deliberativo do Fluminense teve uma apresentação especial. O processo de desenvolvimento da base do clube foi o tema, com uma palestra sobre a metodologia de formação e a integração entre o futsal, as escolinhas oficiais (Projeto Guerreirinhos), Xerém e o STK Fluminense Samorin. O clube é o único nas Américas com um sistema de desenvolvimento de atletas completo, com início, meio e fim.

- Xerém é muito importante para o futuro do Fluminense. A reunião desta terça, que infelizmente estava vazia por conta do período eleitoral, mostrou a apresentação de um projeto que é o grande orgulho dos tricolores. Um trabalho gerido por pessoas competentes e que nós blindamos, neste primeiro momento, dessa loucura que é o modelo do futebol profissional brasileiro, que muda o diretor o tempo todo, muda o técnico e isso atrapalha qualquer trabalho de base. Nós protegemos e nos preocupamos em não deixar o futebol profissional interferir neste trabalho que é uma grande referência no Brasil. Porém chegou a hora de fazer a integração total da base com o futebol profissional. Quem não conseguir ver e perceber o trabalho de Xerém não merece liderar e administrar o Fluminense. Estou muito orgulhoso do trabalho realizado na nossa base. No futsal, em Xerém, nas escolinhas oficiais e em Samorin - comentou o presidente Peter Siemsen.

Comandado pelo coordenador técnico da base, Marcelo Veiga, Xerém apresentou a sua metodologia de formação. A academia do Flu tem uma filosofia única de jogo baseada em seis pilares que são a posse de bola objetiva, a busca constante por espaço, intensidade de jogo, futebol com prioridade no passe e no drible, busca na recuperação da bola e Fair Play. Para conseguir colocar em prática este modelo de atuar, com a cara do clube, os treinadores de todas as categorias seguem um modelo de treinamento elaborado pelo Fluminense e a captação busca jogadores com perfil determinado.

- Toda a nossa base fala a mesma língua. Do sub-10 ao sub-20, passando pelas escolinhas oficiais, pelo Samorin e pelo futsal, todos fazem um trabalho integrado, com a mesma metodologia de treino e filosofia de jogo. Temos um sonho de que um dia, um torcedor ou sócio vai chegar no estádio ver dois times sem camisa jogando e descobrir qual é da base do Fluminense apenas pela maneira de jogar - contou Marcelo Veiga.

Coordenador pedagógico do Fluminense e gerente de futsal, Ivan Proença, mostrou o elogiado trabalho do futsal tricolor

A formação dos atletas de Xerém vai muito além dos gramados. Além de todo o trabalho realizado dentro dos campos com treinamentos que respeitam a metodologia, acompanhado de perto por grandes profissionais, os jogadores da base do Fluminense participam de palestras, cursos e atividades sociais que aumentam o horizonte de conhecimento e desenvolvem o cognitivo para se tornarem cidadãos mais completos. Na base do Flu, os jogadores recebem palestras com temas específicos como história do Fluminense e do CT Vale das Laranjeiras, perigos das drogas, doenças sexualmente transmissíveis, importância da imagem, melhores formas de se utilizar as mídias sociais, legislação esportiva, sustentabilidade etc.

Todo este trabalho de desenvolvimento começa no futsal tricolor. O Fluminense é um dos poucos clubes do Brasil que têm o futsal voltado para a formação de jogadores para o futebol de campo. O esporte, celeiro de craques por todo o mundo, é ligado diretamente à diretoria de Xerém e possui uma grande integração com atletas e profissionais das duas áreas. Já são mais de 100 atletas em Xerém oriundos do futsal.

- O trabalho da base do Fluminense é referência nacional e internacional. Não é arrogância, é a realidade. O Corinthians está somente agora começando a integrar o futsal com a base, nós fazemos isso há muito tempo. Nos últimos anos, a integração ficou completa. Temos atletas e profissionais que trabalharam conosco no futsal agora em Xerém. Acreditamos que fazendo uma pessoa melhor, teremos um jogador melhor e por isso o nosso trabalho fora das quatro linhas é tão elogiado - comentou o coordenador pedagógico do Fluminense e gerente de futsal, Ivan Proença.

Comunicação Institucional FFC
Fotos: Mailson Santana/Divulgação FFC





Umbro orig original
Betano original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original