17/10/2017 21:11 - EM
Futebol
Ação no Fla x Flu ajuda a encontrar criança desaparecida
Os dois times participaram do projeto Escalação Solidária e deram visibilidade para 44 crianças e adolescentes desaparecidos no Estado do Rio de Janeiro


Uma ação inédita de solidariedade realizada no Maracanã no último dia 12 de outubro, durante o jogo entre Flamengo x Fluminense, terminou em goleada. Desaparecida desde o início de outubro, Luany Cristina dos Santos de Souza, de 13 anos, foi localizada pela avó neste domingo, dia 15. Um dos cartazes exibidos no telão durante a Escalação Solidária, Luany foi encontrada no Morro da Mangueira, graças a uma informação que foi passada para a avó dela, por um torcedor, ainda dentro do Maracanã.

Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!

“Assim que minha neta desapareceu eu fui à FIA (Fundação para Infância e Adolescência) para registrar o sumiço dela e para pedir ajuda. Eles me orientaram e me deram um ingresso para ir ao Maracanã, juntamente com outras mães que também estão procurando seus filhos e netos. Durante o jogo, quando foi exibida a foto da minha neta no telão, um torcedor contou para um dos assistentes sociais, que estavam nos acompanhando, que tinha visto a minha neta andando pela comunidade da Mangueira”, conta Mônica de Souza, de 53 anos, avó de Luany.

No dia seguinte ao jogo, seguindo uma orientação da FIA, Mônica foi para a comunidade com cartazes onde tinham uma foto e informações sobre a menina. Ela só deixou a Mangueira três dias depois, segurando a neta pela mão.

“Ela estava na casa de uma amiga, a mesma que estava conversando com ela no meu portão no dia que desapareceu”, completou a senhora, moradora do Lins, agora aliviada.

O projeto Escalação Solidária foi uma parceria de Flamengo e Fluminense com a agência de publicidade NBS, o Disque-Denúncia, e o programa SOS Crianças Desaparecidas, da FIA.

“Essa ação mostra como é possível associar o esporte com as questões sociais do país, podendo trazer resultados significantes. Fizemos um plantão para recebimento de denúncias durante da exibição do jogo e tivemos muitas ligações, ressaltando a importância desse tipo de iniciativa”, comentou Luiz Henrique Oliveira, coordenador do Programa SOS Criança Desaparecida, que fez questão de agradecer aos clubes e jogadores.

Encontrar a neta sensibilizou Monica, que tem a guarda de três netos, dois abandonados pelos pais e uma órfã. Simples e batalhadora, ela agora está abrigando a adolescente, amiga de Luany, que foi morar com ela, sob o consentimento da mãe.

“Não me custa nada dar abrigo e um prato de comida para a menina. Ela não quer ficar na casa dela. Eu não sei o que acontece por lá e a mãe não me ligou nenhuma vez até hoje para saber como está a filha. Vou ficar com ela aqui, sim”, finalizou a senhora, que está desempregada.





Umbro orig original
Superbet original
Frescatto original
Tim original
Univassouras original
Tnt original
Brahma original
Zinzane original
Orthopride original
Levesaude original
Brasas original
Puri original
Rentv original
Telecall original
Top on original
Cbc original
Foot original
Colegioforcamaxima original
Prata original